SiSU, Fies e ProUni têm calendários divulgados pelo MEC; confira

Ministério da Educação divulgou as datas de inscrições do SiSU, Fies e ProUni do primeiro semestre de 2022. As seleções usarão a nota do Enem 2021 que deve ser divulgada no próximo mês.

SiSU, Fies e ProUni têm calendários divulgados pelo MEC; confira
SiSU, Fies e ProUni têm calendários divulgados pelo MEC; confira (Imagem: FDR)

A ansiedade de centenas de estudantes acabou, ou pelo menos deu uma amenizada, pois, na tarde de ontem, 18, o MEC divulgou os calendários das seleções do SiSU, Fies e ProUni desse primeiro semestre.

O Ministério da Educação já havia informado que o resultado do ENEM 2021 será publicado em 11 de fevereiro, agora, os estudantes também podem contar com as seguintes datas:

SiSU: 15 a 18 de fevereiro

ProUni: 22 a 25 de fevereiro

Fies: 8 a 11 de março

Quem pode participar do SiSU, Fies e ProUni?

Os programas atendem a públicos um pouco diferentes, mesmo que possuam a mesma finalidade, que é possibilitar a inserção de estudantes no ensino superior.

Com isso, as regras de cada um deles são bastante específicas, como você pode conferir abaixo:

Sistema de Seleção Unificada: Podem se inscrever apenas os estudantes que fizeram a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o Enem 2021, desde que não tenham zerado a redação ou as provas.

Além disso, pessoas que já possuem nível superior podem participar desse sistema, pois, não há restrições de públicos.

Fundo de Financiamento Estudantil: Ter feito o Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Programa Universidade Para Todos: Para participar é necessário ter feito a última edição do Enem e ter atingido 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação do exame. Ter renda mínima de até um salário e meio por pessoa ou até três salários mínimos.

No caso do ProUni, não é permitida a participação de pessoas que já possuem diploma de nível superior.

Além disso, professores em exercício das suas funções também podem participar.

Vale lembrar que há algumas semanas Bolsonaro publicou uma MP que pode mudar um pouco o sistema do programa.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.