CNH Social está disponível para população de Goiás; confira como solicitar

O programa CNH Social de Goiás está com inscrições abertas desde 10 de janeiro, para 11.010 vagas para os primeiros meses de 2022. A novidade agora é que as inscrições, que antes só podiam ser feitas pelo site do Detran-GO, também podem ser realizadas no portal Expresso, criado pelo governo do estado para agilizar serviços à população.

Basta entrar neste link, escolher uma das opções do programa (CNH Estudantil, Urbana ou Rural), clicar em “Avançar” e preencher os dados requisitados.

As inscrições para a primeira fase do CNH Social 2022 em Goiás vão até 14 de fevereiro e o resultado, com os aprovados iniciais, será divulgado em 18 de fevereiro.

Novas chamadas devem ser realizadas depois, para preencher vagas remanescentes. E uma segunda etapa do programa, com mais 11.010 vagas, acontecerá ainda neste ano, com inscrições previstas para começarem em abril.

O programa CNH Social oferece todo o procedimento para tirar a primeira habilitação ou mudar de categoria de forma gratuita. Ele é ofertado pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em parceria com Detran’s, estados e municípios.

Em Goiás, é possível escolher entre três categorias. A CNH Estudantil é para jovens entre 18 e 25 que cursaram o ensino médio na rede pública goiana. Já a CNH Urbana é para moradores da cidade e a CNH Rural para moradores do campo.

Como participar do CNH Social 2022 em Goiás

A inscrição pode ser feita pelo site do Detran-GO ou pelo portal Expresso, sem necessidade de enviar documentos. Mas alguns critérios devem ser observados para participar do programa:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas estaduais de Goiás, no caso da CNH Estudantil
  • Ser maior de 18 anos (exceto categoria D, em que é preciso ser maior de 21 anos)
  • Estar com cadastro ativo no CadÚnico
  • Saber ler e escrever
  • Não ter CNH ou não estar com processo de retirada da habilitação ativo, no para quem quer tirar a primeira CNH
  • Não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses ou ser reincidente em infrações médias
  • Ter habilitação há pelo menos 2 anos, para quem quer tirar na categoria D
São oferecidas aulas práticas e teóricas em centros de formação credenciados e até três retestes, tudo gratuitamente.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.