O programa CNH Social de Goiás está com inscrições abertas desde 10 de janeiro, para 11.010 vagas para os primeiros meses de 2022. A novidade agora é que as inscrições, que antes só podiam ser feitas pelo site do Detran-GO, também podem ser realizadas no portal Expresso, criado pelo governo do estado para agilizar serviços à população.
Basta entrar neste link, escolher uma das opções do programa (CNH Estudantil, Urbana ou Rural), clicar em “Avançar” e preencher os dados requisitados.
As inscrições para a primeira fase do CNH Social 2022 em Goiás vão até 14 de fevereiro e o resultado, com os aprovados iniciais, será divulgado em 18 de fevereiro.
Novas chamadas devem ser realizadas depois, para preencher vagas remanescentes. E uma segunda etapa do programa, com mais 11.010 vagas, acontecerá ainda neste ano, com inscrições previstas para começarem em abril.
O programa CNH Social oferece todo o procedimento para tirar a primeira habilitação ou mudar de categoria de forma gratuita. Ele é ofertado pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em parceria com Detran’s, estados e municípios.
Em Goiás, é possível escolher entre três categorias. A CNH Estudantil é para jovens entre 18 e 25 que cursaram o ensino médio na rede pública goiana. Já a CNH Urbana é para moradores da cidade e a CNH Rural para moradores do campo.
Como participar do CNH Social 2022 em Goiás
A inscrição pode ser feita pelo site do Detran-GO ou pelo portal Expresso, sem necessidade de enviar documentos. Mas alguns critérios devem ser observados para participar do programa:
- Ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas estaduais de Goiás, no caso da CNH Estudantil
- Ser maior de 18 anos (exceto categoria D, em que é preciso ser maior de 21 anos)
- Estar com cadastro ativo no CadÚnico
- Saber ler e escrever
- Não ter CNH ou não estar com processo de retirada da habilitação ativo, no para quem quer tirar a primeira CNH
- Não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses ou ser reincidente em infrações médias
- Ter habilitação há pelo menos 2 anos, para quem quer tirar na categoria D