Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022; saiba como realizar processo

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social terão que fazer a Prova de vida do INSS no mês de seu aniversário nesse ano de 2022. A exigência da comprovação de vida estava suspensa até o fim do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19.

publicidade

Os segurados que não fizeram a Prova de vida do INSS no período de novembro de 2020 até dezembro de 2021 precisarão efetuar o procedimento agora em 2022. O processo poderá ser realizado na agência bancária em que o segurado recebe o benefício ou então através de biometria digital ou facial.

A Prova de vida do INSS é uma obrigação anual, seu objetivo é evitar fraudes ou pagamentos indevidos de benefícios. Desse modo, os bancos responsáveis pelo pagamento marcam com os segurados a data para efetuar a comprovação.

No entanto, devido à pandemia de Covid-19, essa obrigatoriedade foi suspensa em 2020, parte de 2021 e voltou a ser obrigatório este ano. A intenção era evitar a propagação da doença, principalmente entre os segurados do INSS que fazem parte do grupo de risco.

publicidade

A Prova de vida do INSS deve ser realizada pelo segurado ou seu representante legal, como procurador, tutor, curador ou administrador provisório. Alguns bancos oferecem alternativas, como a comprovação pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

Para realizar a prova de vida por meio da biometria facial é preciso estar cadastrado no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Detran. Dessa forma, a opção ficará disponível no site ou pelo aplicativo Meu INSS.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Em relação aos aposentados e pensionistas acamados, hospitalizados, com dificuldades de locomoção ou maiores de 80 anos é possível requisitar a prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento pode ser realizado tanto pelo telefone 135, quanto pelo aplicativo Meu INSS.

Calendário Prova de vida do INSS 2022

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: janeiro de 2022;
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: fevereiro de 2022;
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: março de 2022;
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: abril de 2022;
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: maio de 2022;
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: junho de 2022;
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: julho de 2022;
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: agosto de 2022.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.