Nesta quinta-feira, 13, o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, anunciou a intenção de investir no universo de criptomoedas. As investidas do chefe do Executivo Municipal ainda vão muito além, pois ela pretende implementar um projeto de concessão de descontos para quem pagar efetuar pagamentos com Bitcoin.
O pronunciamento foi feito durante o evento Rio Innovation Week, realizado na cidade norte-americana, Miami, ao lado do respectivo prefeito Francis Suarez. Na ocasião, foram debatidos os desafios da transformação das cidades em centros tecnológicos. A intenção prévia é investir uma parte do Tesouro da cidade em criptomoedas.
Eduardo Paes disse que o governo tem um papel a ser cumprido. Por isso, irá lançar o “Cripto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”. Na oportunidade, ele também se referiu a futuros investimentos de sua gestão em segmentos com foco em inovação e tecnologia, como o Portomara Valley. A área do Porto Maravilha tem a capacidade de oferecer isenção fiscal para empresas do segmento tech.
Ao final da palestra, os secretários da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo e Chicão Bulhões, descreveram alguns planos da prefeitura do Rio de Janeiro a respeito do universo de criptomoedas. Os chefes das pastas falaram sobre o desenvolvimento de um hub de criptomoedas.
Neste sentido, estudam a possibilidade de pagar impostos com desconto adicional caso o contribuinte opte por efetuar o pagamento com Bitcoin. “Você pega o desconto da cota única de 7%, faria 101% se pagar em Bitcoin”, disse o secretário da Fazenda.
Enquanto isso, o secretário Chicão Bulhões acredita que o Rio de Janeiro se tornará uma cidade pioneira no assunto, especialmente no que compete ao investimento do Tesouro em ativos criptos.
A intenção é expandir as empresas do universo cripto para além da zona zul. “Essas empresas estão na região do Leblon e Ipanema e queremos descentralizar o máximo possível. Já têm incentivos fiscais aprovados, que queremos concentrar muito na região do Porto”, disse Chicão.