Crianças devem começar a ser vacinadas contra Covid-19 na próxima segunda (16) em SP

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem (13) que a vacinação de crianças contra Covid-19 começará no município a partir da próxima segunda (17). Nesse primeiro momento, apenas crianças com 11 anos serão imunizadas.

publicidade

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, 60 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer, autorizadas pela Anvisa no mês passado, devem ser entregues para a capital paulista no fim da tarde ou início da noite de hoje. E amanhã, sábado, as vacinas serão distribuídas para os pontos de vacinação.

Além de 5,2 mil postos de saúde, 268 escolas estaduais serão disponibilizadas para a vacinação contra Covid-19. Com isso, a expectativa do governo do estado é concluir a imunização do novo público em até três semanas.

Não será necessário apresentar autorização dos responsáveis pelas crianças. Basta que elas estejam acompanhadas por um dos responsáveis na hora de vacinar. Na cidade de São Paulo, as crianças receberão um comprovante de vacinação específico para elas, com uma faixa amarela no topo e a hashtag #Vacinajá.

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde recomendou que se iniciasse a imunização por crianças com comorbidade, indígenas e quilombolas, mas a prefeitura optou por seguir o critério de idade, começando pelas crianças de 11 anos e avançando de forma decrescente, até chegar às de 5. Estima-se que a capital tenha 1,35 milhão de crianças entre 5 e 11 anos, sendo 168 mil com 11 anos.

As próximas datas de vacinação contra Covid-19 devem ser definidas depois que a prefeitura receber informações detalhadas de como será feita a distribuição de doses pelo governo federal.

Pré-cadastro

Em São Paulo, os pais e responsáveis podem fazer um pré-cadastro através da plataforma Vacina Já. Ele não é obrigatório, nem garante prioridade no atendimento em pontos de vacinação, mas dá mais agilidade ao processo.

Basta clicar em “Crianças até 11 anos” no campo “Pré-cadastro” e preencher o questionário.

Vacina contra Covid-19 para crianças

O avião com o primeiro lote de doses da Pfizer para a vacinação de crianças desembarcou ontem (13) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e de lá seguiu para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos. No mesmo dia, começou a distribuição para os estados, de acordo com o tamanho do novo público em cada um.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

E nesta sexta, em uma cerimônia simbólica com participação do governador João Dória, as primeiras crianças do estado foram vacinadas. A primeira de todas foi Davi Seremramiwe Xavante, um indígena de 8 anos.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.