Vacinação em crianças é segura? Calendário fica travado após ordem da Anvisa

No dia 18 de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido do Butantan de inclusão do público na faixa de 3 a 17 anos na bula do imunizante. No mundo, a vacinação de crianças a partir dos 3 anos só acontece atualmente na China. Não há informações sobre quantas crianças já foram vacinadas no país. Veja logo abaixo mais detalhes sobre a vacinação de crianças no Brasil.

Vacinação em crianças é segura? Calendário fica travado após ordem da Anvisa
Vacinação em crianças é segura? Calendário fica travado após ordem da Anvisa (Imagem: Twitter – Yang Wanming)

Quais são os imunizantes disponíveis no Brasil para menores de 12 anos?

Atualmente, não existe nenhum imunizante autorizado pela Anvisa para uso em pessoas com menos de 12 anos

O pedido do Instituto Butantan para expandir a faixa etária foi negado por unanimidade pelos diretores da Anvisa, que relataram a falta de estudos de fase 3, que são os específicos para definir a eficácia de um imunizante.

Em maio de 2021, a Pfizer anunciou que há estudos e testes em andamento em crianças de 6 meses a 11 anos de idade a fim de avaliar a eficácia e a segurança do imunizante.

A Anvisa declarou que nenhum outro laboratório solicitou a inclusão na bula da sua vacina a autorização para uso em menores de 18 anos. Porém afirmou também que a Janssen tem autorização para o estudo clínico de sua vacina com menores de idade.

O que diz o estudo que foi usado para liberar a CoronaVac na China?

A China aprovou a CoronaVac para pessoas de 3 a 17 anos no dia 4 de junho, tornando- se o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid para menores de idade. No mesmo mês, o laboratório Sinovac divulgou um estudo apontando que a CoronaVac é segura e eficaz em crianças e adolescentes.

Mas, os cientistas da Sinovac destacam algumas limitações do estudo, como o pequeno número de participantes (552 crianças e adolescentes) e a falta de informações sobre segurança e resposta imunológica de longo prazo.

A pesquisa foi feita no condado de Zanhuang, na China, em duas fases:

  • Fase 1: envolveu 72 participantes e foi realizada entre 31 de outubro e 2 de dezembro de 2020
  • Fase 2: envolveu 480 participantes e foi realizada entre 12 e 30 de dezembro de 2020

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!