PIS 2022: confira o calendário de pagamentos para o abono salarial

Os trabalhadores que vão o receber o PIS 2022 já têm um calendário de pagamentos à disposição. Ele foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) na última sexta (7) e confirmado pelo Ministério do Trabalho e Previdência e pela Caixa na segunda-feira (10).

Este ano, serão pagos os abonos salariais referentes a 2020. Quem não sacou o PIS de anos anteriores (como os 320.423 que não sacaram o abono de 2019) poderá sacar em 2022, nas datas do calendário atual. Lembrando que o PIS/Pasep fica disponível para saque pelo prazo de cinco anos.

Calendário de pagamento do PIS 2022

Calendário de pagamento PIS 2022

Quem pode receber o PIS 2022?

Os abonos salariais PIS/Pasep são voltados para aqueles que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (o ano usado como referência para o pagamento). O PIS, especificamente, é pago para os trabalhadores do setor privado. O Pasep é pago para funcionários públicos.

Logo, se você trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020, poderá receber o seu PIS este ano. Se você tem abonos acumulados de anos anteriores, que ainda não sacou, também poderá sacar em 2022.

Além disso, trabalhadores que residem nos municípios que decretaram calamidade devido às tempestades recentes poderão sacar o PIS/Pasep antecipadamente, a partir de 8 de fevereiro. Os contemplados e os procedimentos ainda serão informados pelo Ministério da Cidadania.

Qual o valor do PIS 2022?

O valor máximo que o trabalhador pode receber do PIS é de um salário mínimo. Logo, o valor máximo em 2022 é R$ 1.212.

Mas o valor exato que o trabalhador vai receber depende da quantidade de meses trabalhados em 2020, o ano-base. Quem trabalhou por apenas um mês, receberá 1/10 do valor máximo, enquanto quem trabalhou todos os doze meses receberá o valor integral. Confira como fica:

Valores do PIS 2022 de acordo com quantidade de meses trabalhados em 2020

Como sacar o PIS 2022?

O PIS é pago através da Caixa Econômica Federal. É possível sacá-lo com o cartão do banco, para quem é correntista, ou com o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas.

Também é possível sacar apresentando um documento de identidade nas agências da Caixa. E através do aplicativo Caixa Tem os beneficiados podem transferir o dinheiro para outras contas.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.