Fortes chuvas também causam estragos na Bolsa; confira ações que são impactadas

As fortes chuvas em Minas Gerais vêm impactando algumas empresas da Bolsa de Valores. Nesta segunda-feira (10), A Vale, CSN e Usiminas comunicaram a suspensão temporária das operações no estado. A decisão leva em conta os temporais nos últimos dias.

A Vale anunciou que paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória e Minas (EFVM). A empresa também comunicou a suspensão da produção dos Sistemas Sul e Sudeste.

No momento, os analistas não alteraram as projeções de produção para a companhia. Os especialistas ainda observam pouco impacto do cenário atual nas ações da mineradora. Apesar disso, eles alertam que tudo dependerá da sequência das chuvas e da possibilidade de novos incidentes.

Ao InfoMoney o analista de commodities da Encore Asset, João Lorenzi, afirma que as ações sofrerão apenas se o impacto for duradouro ou se existir outra complicação — como o rompimento de alguma barragem.

Ocorrido na Vallourec pode afetar o setor

Em relatório da XP, analistas apontam que o transbordamento do Dique Lisa, da Vallourec — usado para contenção de água na região da Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Apesar do ocorrido, a companhia alegou que não existiu rompimento da barragem.

No entendimento dos analistas da XP, o acontecimento com a Vallourec pode impactar outras companhias do setor. O motivo, segundo a XP, é que “pode resultar em novas regulamentações que derivem em suspensões de operações existentes ou atrasos em novos projetos”.

Siderúrgicas da Bolsa paralisaram operações

Apesar de algumas siderúrgicas terem realizado paralisações, o Morgan Stanley segue com as previsões de produção de minério-de-ferro por estas empresas.

A CSN e CSN Mineração suspenderam temporariamente as operações de extração e movimentação na mina Casa de Pedra. De acordo com comunicado, as atividades devem retornar nos próximos dias.

A Usiminas também suspendeu as operações em sua controlada, a Mineração Usiminas (Musa). No entanto, a companhia alegou que a interrupção não impactará o fornecimento de minério para aas operações de aço da Usiminas.

Os analistas da Morgan Stanley destacaram que as chuvas ainda podem prejudicar as operações de mineração da Gerdau. Apesar disso, a equipe alega que “o minério de ferro contribui muito menos para os negócios da Gerdau do que as demais empresas”.

Desempenho de ações da Bolsa diante dos acontecidos

Nesta segunda-feira (10), na B3, a Vale (VALE3) fechou em queda de 1,19%. Na outra ponta, CSN Mineração (CMIN3) aumentou 0,14%; a Gerdau (GGBR4) elevou 0,55%; a CSN (CSNA3) subiu 3,31%; e a Usiminas (USIM5) valorizou 4,76%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.