Casos de Flurona começam a aumentar pelo mundo; entenda o que é e como se prevenir

Pontos-chave
  • Flurona é a infecção conjunta de Covid-19 e influenza, sendo o primeiro caso detectado em Israel;
  • O termo Flurona está sendo usado para definir a combinação entre as doenças Covid-19 e influenza;
  • A palavra é uma junção de “flu” que significa gripe em inglês e “corona” de Coronavírus;

Flurona é a infecção conjunta de Covid-19 e influenza, sendo o primeiro caso detectado em Israel. A paciente grávida não apresentou sintomas severos, mas deixou o país em alerta. De acordo com os dados apresentados, a mulher é jovem e não havia se vacinado contra nenhuma das doenças que foram detectadas.

O Ministério da Saúde de Israel está analisando o primeiro caso detectado de Flurona, mas informou que ainda não há dados sobre a combinação. Porém, as autoridades sanitárias estão identificando crescimento nas infecções por influenza no país.

O termo Flurona está sendo usado para definir a combinação entre as doenças Covid-19 e influenza. A palavra é uma junção de “flu” que significa gripe em inglês e “corona” de Coronavírus.

A paciente com a doença foi internada no hospital Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva. Mesmo grávida apresentou sintomas leves, sendo diagnosticada logo que chegou ao hospital para ter seu bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde de Israel, a jovem não recebeu nenhuma das vacinas contra as enfermidades. Diante disso, as autoridades estão estudando o caso para saber se a combinação das duas doenças pode causar uma infecção mais grave.

Diante disso, as autoridades de saúde do país acreditam que outras pessoas também tenham tido Flurona, porém sem diagnóstico. Dessa maneira, as doenças podem atacar simultaneamente o paciente ou acontecer após a saída de um quadro.

Mesmo assim, até o momento não há dados que comprovem que os casos de Flurona estão aumentando ou que sejam motivos, agora, para preocupação. Dessa maneira, será necessário esperar o pronunciamento das autoridades sanitárias de Israel.

Flurona pelo mundo

Esse não é o primeiro caso de combinação da Covid-19 com a influenza. Em outubro de 2020, por exemplo, pesquisadores do Hospital Nacional Dos De Mayo e da Facultad de Medicina Humana, Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima (Peru), publicaram um relato com cinco casos de Flurona.

Outros casos foram relatados por cientistas da Arábia Saudita, do Irã e da Turquia. Especialistas da Universidade da Califórnia (EUA), já haviam analisado as possíveis co-infecções envolvendo o novo coronavírus e outros vírus respiratórios, entre eles, o influenza.

Em outro estudo, publicado por pesquisadores ingleses no periódico International Journal of Epidemiology, foram avaliados casos de Flurona entre janeiro e abril de 2020. Nesse caso foi analisado o risco de maior severidade dos quadros de saúde.

A pesquisa deter minou que a combinação dos patógenos poderia piorar a situação dos pacientes levando-os a óbito. Diante disso, a recomendação dos especialistas é que seja realizado o teste para detectar outras infecções virais e até bacterianas nos pacientes com Covid-19.

Como prevenir a Flurona

Em meados do ano passado, a infectologista Claudia Maruyama, do Hospital San Gennaro, em São Paulo, já falava da combinação de doenças respiratórias. Diante disso, ela reforçou a importância da vacinação contra a gripe como forma de impedir a co-infecção.

“A imunidade contra a gripe ainda evita a possibilidade da infecção pelo coronavírus e influenza, o que pode agravar a doença, aumentando as chances de óbito”, alertou a infectologista ao site da UOL, VivaBem.

Os especialistas também recomendam a manutenção das medidas preventivas, como o uso de máscara em ambientes fechados, o distanciamento social e a higienização das mãos. Com essas ações é possível evitar a contaminação e a propagação das doenças.

Flurona no Brasil

Um jovem de 16 anos testou positivo para covid-19 e Influenza A no Rio de Janeiro. O garoto é atleta e tomou as vacinas contra a covid-19 e gripe, diferente do caso identificado em Israel. Segundo sua mãe, “Ele está bem, praticamente sem nenhum sintoma”, disse Adriana Soutto Mayor, em entrevista à TV Globo.

O estado do Ceará já contabiliza três casos da dupla infecção. O Brasil vem enfrentando um surto de gripe desde o começo de dezembro. Diante disso, a preocupação no enfrentamento contra a pandemia de Covid-19 elevou nas últimas semanas, aumentando o incentivo para a vacinação.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.