Pagamentos digitais devem aumentar 80% até 2025; saiba quais são as tendências

Pontos-chave
  • Uma pesquisa aponta que até 2025 os pagamentos serão digitais;
  • Em 2030 isso deve triplicar;
  • Além disso, há outras tendências para os pagamentos.

Uma pesquisa que foi divulgada pela consultoria PwC aponta que os pagamentos digitais devem aumentar em cerca de 80% até o ano de 2025, os pagamentos digitais devem aumentar. Assim, com as transações passando de cerca de US$ 1 trilhão para quase US$ 1,9 trilhão por ano. Até 2030, o total deve quase triplicar.

Segundo a pesquisa, a região Ásia-Pacífico terá o crescimento mais rápido, com o volume de transações sem dinheiro em espécie aumentando 109% até 2025 e 76% até 2030.

Após isso, estão a África,com 78% e 64%; Europa com 64% e 39%, respectivamente.

Logo depois vem a América Latina com 52% e 48%. Já os EUA e o Canadá terão o crescimento mais lento, com 43% e 35%.

Sendo assim,até 2030 o número de transações per capita sem dinheiro em espécie será aproximadamente o dobro ou o triplo do nível atual em todas as regiões pesquisadas.

Macrotendências para o futuro

Além da projeção desse crescimento, foram apontadas algumas tendências que devem mudar o futuro dos pagamentos globalmente e que são influenciadas por uma combinação de aspectos como preferências do consumidor, tecnologia, regulamentação e M&A.

 Inclusão e confiança

Moedas digitais

Carteiras digitais

 A batalha dos trilhos de pagamento

  Pagamentos transnacionais

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Implicações para as empresas de pagamentos

Além disso, o estudo apontou que entender essas tendências e as mudanças que vem acontecendo na forma de pagamento estão sendo cruciais para os bancos, empresas que trabalham com meios de pagamento, fintechs e outros players.

Para a PwC, os bancos precisam trabalhar com os clientes corporativos para ajudá-los a integrar os pagamentos diretamente com seus serviços, o que os ajudará a lidar com um mundo no qual as carteiras e os super aplicativos digitais multifuncionais se proliferam.

Os processadores de cartões estão avaliando as mudanças para se posicionar de forma mais eficaz para a iniciação de pagamentos, como fazendo parcerias com fornecedores de carteiras digitais, o que pode garantir sua no ambiente de serviços para varejistas.

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