Último dias: servidores aposentados precisam fazer prova de vida até sexta-feira (31)

Brasileiros devem ficar atentos aos prazos da prova de vida do INSS. Termina nesta sexta-feira (31), o período de carência para que os aposentados e pensionistas regularizem seus cadastros na previdência social. O procedimento pode ser feito presencialmente ou virtualmente, resultando na suspensão dos salários em caso de atrasos. Acompanhe.

Último dias: servidores aposentados precisam fazer prova de vida até sexta-feira (31) (Imagem: FDR)
Último dias: servidores aposentados precisam fazer prova de vida até sexta-feira (31) (Imagem: FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que um procedimento que tem como finalidade atestar que o cidadão está apto a receber os benefícios previdenciários. Ela funciona como uma espécie de garantia de que o titular estar vivo e mantem a liberação de seu salário.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros ficaram sem acesso ao procedimento. Desse modo, o INSS suspendeu, temporariamente, a renovação dos dados. No entanto, aqueles que estão sem realizar a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 agora passaram a ser convocados.

Passo a passo para a prova de vida presencial

O procedimento deve ser feito em uma agencia bancária, sendo necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Carteira de trabalho
  • CNH

Basta exibir os dados para o atendente e aguardar que ele valide o cadastro enviando a comprovação da titularidade para o INSS.

Prova de vida digital

Há ainda a chance de fazer a renovação pelo app do Meu INSS. Nesse caso é preciso se conectar as plataformas abaixo:

App Meu INSS

  • Após baixar o app, faça o login utilizando os mesmos dados do site Meu INSS. Caso ainda não possua seu cadastro, faça o seu no portal gov.br;
  • Faça o login com usuário e senha cadastrados, clique na opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois em “Iniciar a prova de vida”;
  • Aparecerá um comunicado na tela dizendo que o procedimento será continuado em outro app, o gov.br;

App Meu Gov.br

  • Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br;
  • Após baixar o aplicativo, faça a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”;
  • Apresente algum documento de identidade original com foto, permitindo a comparação com a biometria facial;
  • O usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
  • A etapa final é tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela;

Calendário da prova de vida em 2022

Vencimento da prova de vida Competência do bloqueio
Novembro de 2020 a junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.