Quase 40% dos brasileiros com baixa renda sofrem com a falta de alimentos

Pesquisas apontam insuficiência nos benefícios sociais do governo federal. Nos últimos dias, a Datafolha liberou um novo levantamento onde aponta que 40% dos brasileiros estão com dificuldade para por alimentos na mesa. De acordo com os indicativos, há parte significativa da população em situação de vulnerabilidade extrema. Acompanhe.

Quase 40% dos brasileiros com baixa renda sofrem com a falta de alimentos (Imagem: FDR)
Quase 40% dos brasileiros com baixa renda sofrem com a falta de alimentos (Imagem: FDR)

Nas últimas semanas, o governo federal esteve liberando as parcelas do Auxílio Brasil. A população vulnerável está sendo contemplada com mensalidades de R$ 400. Porém, nem mesmo tal quantia se mostra o suficiente para o sustento das famílias. Os dados da Datafolha revelam falta de alimentos nas mesas.

Fome é uma realidade presente no Brasil

De acordo com o levantamento da Datafolha, 26% dos brasileiros estão sem comida o suficiente em suas casas para nutrir todos os familiares. O percentual é equivalente a 37% quando aplicado para quem tem uma renda mensal de até dois salários mínimos.

O grupo contemplado com o Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, também vem sendo fortemente impactado. Para eles, a forme é uma realidade constante. Mais de 45% das pessoas buscam por emprego e afirmam que não têm alimento em casa. Há ainda 34% que já desistiram de buscar por uma ocupação.

Grupo vulnerável revela insatisfação com o governo

O estudo questionou ainda a popularidade do presidente Jair Bolsonaro. Do total de entrevistados, apenas 12% afirmaram que devem votar no atual chefe de estado nas eleições de 2022. Já outros 34% aguardam o período de campanha para apoiar o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O instituto Datafolha pontuou que os dados foram coletados entre os dias 13 e 16 de dezembro. Ao todo, o estudo ouviu 3.666 brasileiros em 191 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.

Auxílio Brasil em andamento

Enquanto não há alternativas, a população aguarda os depósitos do Auxílio Brasil. Neste mês de dezembro, cerca de 14 milhões de famílias foram contempladas com os abonos. Em janeiro, os depósitos devem acontecer nas seguintes datas:

  • 18 de janeiro (terça-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 1;
  • 19 de janeiro (quarta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 2;
  • 20 de janeiro (quinta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 3;
  • 21 de janeiro (sexta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 4;
  • 24 de janeiro (segunda-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 5;
  • 25 de janeiro (terça-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 6;
  • 26 de janeiro (quarta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 7;
  • 27 de janeiro (quinta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 8;
  • 28 de janeiro (sexta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 9;
  • 31 de janeiro (segunda-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 0.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.