Como receber o vale gás? Benefício começa a ser pago em dois estados do Brasil

Após grandes expectativas sobre o pagamento do vale gás no país, os moradores de 100 cidades brasileiras foram contemplados com a antecipação. Neste caso, devido as fortes chuvas que atingiram os estados da Bahia e Minas Gerais, o governo decidiu liberar desde ontem (27) o pagamento do auxílio.

Ao todo, apenas nesse adiantamento do calendário pelo menos 108 mil famílias devem ser beneficiadas. As chuvas atingem principalmente o sul da Bahia e várias regiões do estado de Minas Gerais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas com volume de 50 mm/dia, e ventos que podem chegar a 60 km/h nas cidades mineiras. Enquanto isso, na Bahia existem pelo menos 30 mil desabrigados e 20 mortos pelos desastres naturais.

Como receber o vale gás?

Justamente visando alcançar essas famílias que estão em situação vulnerável, e que muitas delas perderam tudo o que tinham, é que o governo federal decidiu pela antecipação do vale gás. Nacionalmente, o crédito começa a ser repassado em janeiro de 2022.

Para receber, além de ser morador da Bahia ou de Minas Gerais, o cidadão precisa residir em um município em que foi decretado calamidade pública. Estar inscrito no Cadastro Único, e ter renda per capita de até um salário mínimo.

Devido a alto número de pessoas que vivem em situação instável, e o baixo orçamento para repasse do auxílio, serão priorizados alguns grupos. Entre eles, os que têm a menor renda e aqueles que possuem mais pessoas em uma mesma família.

O valor do auxílio gás é de R$ 52 e corresponde a metade do que é cobrado por um botijão de 13 quilos, conforme uma média feita pelo governo federal. O pagamento acontecerá a cada dois meses.

Os créditos podem ser consultados no aplicativo do Caixa Tem ou no Auxílio Brasil. Para quem está no Auxílio Brasil o saque também ficará disponível usando o cartão do programa.

Pagamento nacional

Para aqueles que não residem nos estados citados, ou residem mas não enfrentam a calamidade, o pagamento do vale gás começa em 18 de janeiro.

Nesse caso, o governo tratou de criar um calendário específico para o programa com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Confira:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile