IPVA 2022 Santa Catarina: Calendário, formas de pagamentos e descontos foram divulgados

Nesta semana, o Governo de Santa Catarina divulgou o calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Ao contrário de alguns estados, os contribuintes podem ficar tranquilos, pois as alíquotas serão as mesmas e o tributo poderá ser pago em três parcelas.

IPVA 2022 Santa Catarina: Calendário, formas de pagamentos e descontos foram divulgados
IPVA 2022 Santa Catarina: Calendário, formas de pagamentos e descontos foram divulgados. (Imagem: FDR)

O pagamento do IPVA de 2022 em Santa Catarina foi estabelecido seguindo a ordem do número final da placa do veículo, a começar pelo número 1. É importante mencionar que, quem optar pelo parcelamento do imposto deve respeitar o vencimento previsto para o dia 10 de janeiro. 

Por outro lado, a cota única deve ser paga até o dia 31 de janeiro. Como uma compensação por não haver reajuste na alíquota do IPVA, o Governo de Santa Catarina não oferecerá descontos para o pagamento em cota única ou para quem antecipar as parcelas. 

Seguindo o modelo padrão, o valor do IPVA cobrado dos cidadãos santa catarinenses é calculado com base no valor de mercado estipulado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), se tratando de veículos usados. Portanto, para saber quanto será pago, basta verificar o preço do veículo e aplicar a alíquota do estado para chegar ao valor final. 

Em contrapartida, se tratando de veículos novos, a cobrança do IPVA ocorre de acordo com o valor do veículo conforme consta na nota fiscal da compra. Veja a seguir as alíquotas cobradas pelo Estado de Santa Catarina:

  • 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

Para efetuar o pagamento do IPVA de 2022, é preciso acessar o site oficial do Departamento de Trânsito (Detran) e emitir a guia. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência dos principais bancos do país ou pela internet. 

Calendário do IPVA de Santa Catarina em 2022

Final da placa Cota única 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 31 de janeiro 10 de janeiro 10 de fevereiro 10 de março
28 de fevereiro 10 de fevereiro 10 de março 10 de abril
3 31 de março 10 de março 10 de abril 10 de maio
4 30 de abril 10 de abril 10 de maio 10 de junho
5 31 de maio 10 de maio 10 de junho 10 de julho
30 de junho 10 de junho 10 de julho 10 de agosto
31 de julho 10 de julho 10 de agosto 10 de setembro
31 de agosto 10 de agosto 10 de setembro 10 de outubro
30 de setembro 10 de setembro  10 de outubro  10 de novembro
31 de outubro 10 de outubro 10 de novembro 10 de dezembro

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.