Voos cancelados: quais os direitos dos passageiros da Itapemirim?

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) suspendeu temporariamente as atividades na semana passada e, com isso, 45.887 passageiros foram afetados. Alguns passageiros foram realocados em voos de outras companhias aéreas.

Segundo a Itapemirim, 45.887 passageiros foram afetados com a interrupção das operações que começou na noite da última sexta-feira (17) e se estenderá até o dia 31 de dezembro. Em nota, a empresa afirmou que cerca de 25 mil consumidores já tinham sido “atendidos”.

Dessa maneira, os passageiros da Itapemirim estão sendo relocados em voos de outras companhias aéreas ou estão sendo reembolsados. “Até a manhã desta segunda-feira (20), 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, já foram atendidos”, afirmou a ITA.

Porém, a empresa não especificou quais foram os tipos de atendimentos. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cerca de 7 mil passageiros da Itapemirim já pediram reembolso.

Além disso, a Anac determinou o restabelecimento dos canais de atendimento (telefônico, eletrônico e presencial) da empresa. Porém, a ITA informou que, devido à alta demanda, esses serviços estão congestionados e, por isso, o atendimento aos clientes pode ter uma demora “acima do esperado”.

A Anac também solicitou a Itapemirim informações sobre o quantitativo de passageiros afetados e os voos programados. Além disso, a empresa precisará enviar a agência o plano de ações para o tratamento aos consumidores.

“Ações administrativas estão sendo efetivamente adotadas, sem prejuízo das demais responsabilidades civil, administrativa e penal decorrentes de todos os fatos relacionados ao evento em questão, inclusive por omissão”, disse a Anac.

Diante da suspensão, a empresa pede que os passageiros entrem em contado para saber sobre os voos. Sendo assim, a recomendação ao consumidor é não comparecer aos aeroportos antes de saberem como funcionará o remanejamento ou reembolso.

A Itapemirim também orienta os passageiros a não realizarem check-in online. De acordo com a companhia, os valores serão estornados diretamente na fatura do cartão de crédito num prazo de até 30 dias.

Com isso, a ITA pretende evitar aglomerações e confusões nos aeroportos durante as próximas semanas. Sendo assim, a empresa aérea dispõe de três canais para comunicação: e-mail [email protected]; telefone 0800 723 2121 (essa ferramenta funciona das 6h às 21h); e chat no site da Itapemirim.

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Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.