Ômicron causa queda nos negócios na Europa em dezembro

Mercado europeu é afetado pela nova variante da covid-19. Nas últimas semanas, a Europa vem registrando uma alta nos índices de contaminação pela Ômicron. Trata-se de uma vertente do vírus que resultou no isolamento social e reforço das medidas de proteção. Com isso, a economia passou a ser afetada. Entenda.

A pandemia do novo coronavírus permanece circulando em todo o país. No entanto, uma nova variante, intitulada de Omicrôn, ameaça voltar as fortes medidas de isolamento social. Na Europa, os indicativos de contaminação estão em constante crescente, fazendo com que os negócios sejam afetados.

Mercado sente impactos da Ômicron

Em processo de recuperação econômica, a zona do euro desacelerou mais do que o esperado nos últimos dias. O principal motivo é a retomada das restrições para conter a contaminação da Ômicron.

Lojas e demais segmentos comerciais estão de portas fechadas em várias regiões, ou com o horário de funcionamento reduzido. O setor de serviço também vem sentindo o impacto do isolamento, registrando uma queda em seus livros.

De acordo com um levantamento realizado pelo índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), a saúde econômica da Europa caiu para 53,4 em dezembro, de 55,4 em novembro, nível mais baixo desde março deste ano, quando foi registrado 54,0 pela pesquisa da Reuters.

O número é reflexo do PMI de serviços que também registrou uma queda mínima nos últimos oito meses de 53,3, ante 55,9 em novembro.

“A economia da zona do euro está sofrendo mais um golpe da Covid-19, com o aumento dos níveis de infecção atrapalhando o crescimento no setor de serviços em particular, resultando em um decepcionante final de 2021”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit.

Ômicron no Brasil

Em território nacional, já foi possível registrar os primeiros casos da nova variante. No entanto, as medidas de isolamento permanecem flexibilizadas. Os governos estaduais afirmam estar monitorando os casos e em nível federal há uma medida solicitando o comprovante de vacinação para estrangeiros.

A proposta foi inicialmente recusada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas voltou a ser analisada sob pressão de parlamentares e da sociedade civil. A primeira cidade a registrar a variante foi São Paulo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.