Surto de gripe já atinge Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O que fazer para se proteger?

Novo vírus passa a adoecer a população no Sudeste e Nordeste. Nas últimas semanas, órgãos de saúde de São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro notificaram um surto do influenza A H3N2. A doença se manifesta como uma espécie de gripe, podendo se confundir com o novo coronavírus. Abaixo, saiba como se prevenir.

Diante da permanência do novo coronavírus, o surgimento de qualquer doença com sintomas similares vem deixando a comunidade médica em alerta. No Rio de Janeiro, Salvadir e em São Paulo, a população vem sendo contaminada com o vírus influenza A H3N2, sendo identificados mais de 77 casos.

“Em função da grande circulação diária de passageiros entre os principais centros urbanos do País, especialmente a partir de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, doenças infecciosas e, particularmente, vírus respiratórios têm uma facilidade muito grande de pular de um local para outro rapidamente“, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe da Fiocruz, para o portal Exame.

Como se prevenir?

Para evitar o contágio, os sanitaristas recomendam que a população mantenha o uso de máscaras. Eles alertam que não é o momento de flexibilizar as medidas de produção contra o novo coronavírus.

Ou seja, manter as máscaras, mãos higienizadas e evitar aglomerações é a melhor forma de se manter seguro. Além disso, o distanciamento social e cuidados para ter a imunidade alta é essencial.

A equipe da Fiocruz recomenda os seguintes cuidados: higienizar as mãos com frequência, alimentar-se bem e manter-se hidratado, além de não compartilhar itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

Em caso de sintomas

Para quem apresentar algum sintoma, infectologista Nancy Bellei, professora da Unifest e coordenadora de testagem do Hospital São Paulo, afirmou à Folha de S que é preciso fazer o isolamento social.

Nesse grupo, a quarentena deve ser feita entre cinco e seis dias depois da identificação do primeiro sintoma. Depois desse período, caso não haja mais febre, é possível retomar o convívio social.

Em agravamento, a prefeitura de São Paulo vem realizando testes rápidos para síndrome gripal. Basta comparece em uma das unidades de Pronto Atendimento (UPA), de assistências Médica Ambulatorial (AMA), de prontos Atendimento (PA) e prontos-socorros.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.