Quais crianças poderão ser vacinadas contra Covid-19, segundo a Anvisa?

Na quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças. A decisão foi tomada depois de uma avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Quais crianças poderão ser vacinadas contra Covid-19, segundo a Anvisa?
Quais crianças poderão ser vacinadas contra Covid-19, segundo a Anvisa? (Imagem: Folha PE)

A aplicação está autorizada para crianças que tenham entre 5 a 11 anos de idade no Brasil.Para esse público, a dosagem da vacina será ajustada e menor, cerca de um terço, da utilizada por maiores de 12 anos. 

De acordo com a Anvisa, a proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo. Esses frascos serão diferenciados pela cor roxa para adultos e adolescentes e laranja para crianças, de acordo com a Pfizer.

publicidade

Em uma reunião pública, que foi transmitida pela Anvisa, o diretor-geral de Medicamentos da agência, Gustavo Mendes, afirmou que as evidências científicas disponíveis apontam que a vacina administrada no esquema de duas doses para crianças de 5 a 11 anos pode ser eficaz na prevenção de doença grave e de óbitos.

A campanha de imunização das crianças ainda será definida pelo Ministério da Saúde, que ainda não tem uma data prevista.Essas doses para uso pediátrico ainda não estão disponíveis no país.

Diversos pedidos até a aprovação

No dia 9 de novembro, os especialistas da Anvisa e da Pfizer realizaram uma reunião de pré-submissão do pedido de indicação da vacina para crianças de 5 a 11 anos. Neste encontro, foram apresentados dados técnicos antes do envio formal do pedido.

No dia 12 de novembro, a Avisa recebeu um pedido da farmacêutica, que deu início à análise técnica.

Em 23 de novembro, a Anvisa solicitou à Pfizer a apresentação de dados adicionais para a avaliação do pedido. Esse pacote de informações em resposta às exigências da agência foram entregues no dia 6 de dezembro.

No dia 3 de dezembro, a Anvisa realizou uma reunião com um grupo de especialistas em imunologia e pediatria que estão acompanhando a análise das vacinas. Enfim, dia 16 de dezembro a aprovação foi concedida.

publicidade

Uso da vacina no Brasil

A Pfizer é um dos quatro imunizantes contra a Covid-19 aplicados no Brasil, junto da AstraZeneca, Coronavac e Janssen, porém, é o único com autorização para uso em crianças e adolescentes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.