Pequenos pescadores receberão auxílio alimentação da Furnas em Minas Gerais

Pescadores deverão ser contemplados com benefício social em Minas Gerais. Nessa semana, a empresa Furnas, subsidiária da Eletrobras, informou que acaba de concluir o cadastrado para o programa de assistência aos pequenos piscicultores da agricultura familiar e pescadores artesanais do reservatório de sua usina hidrelétrica. A pasta conta com um investimento de R$ 830 mil.

A pandemia do novo coronavírus afetou milhares de pessoas. Para os pescadores de Minas Gerais, a Furnas estará concedendo um benefício de com ajuda de custo devido a paralisação nas vendas. A previsão é de que cerca de 1.106 profissionais de 29 municípios mineiros sejam contemplados.

Auxílio alimentação para os pescadores

O abono funcionará como uma espécie de auxílio alimentação que investirá R$ 830 mil para esse grupo. A iniciativa vem sendo gerenciada pela Associação de Municípios do Lago de Furnas (Alago) e da Associação dos Municípios da Micreorregião do Médio Rio Grande (Ameg) que habilitaram os pescadores e piscicultores.

Para otimizar o cadastramento, a gestão contou com o apoio dos centros de referência da assistência social de cada município, que fizeram a convocação dos profissionais. Para ter acesso, os critérios eram: comprovar residência, o exercício da atividade e a situação de vulnerabilidade social.

Para justificar a ação, o presidente de Furnas, Clovis Torres, afirmou que a empresa está ciente das dificuldades enfrentadas por esses profissionais que tiveram a produção afetada pelo novo coronavírus e também pela crise hídrica.

Com isso, Torres espera que o programa possa assumir parte dos compromissos destes grupos. O benefício será entregue através de um cartão ao longo das próximas semanas. A população poderá recarregar entre dezembro e janeiro.

O presidente da Alago, Djalma Francisco Carvalho, se pronunciou sobre a proposta, afirmando que toda assistência nesse momento vem sendo bem-vinda para quem não consegue ter uma fonte mínima de renda.

Seguimos otimistas na melhoria das condições para que estas e outras atividades continuem movimentando a economia local”, afirmou Carvalho.

O valor do benefício ainda não foi informado, mas deverá ser publicado em breve, com os demais detalhes de concessão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.