Deputados de MG recebem projeto para diminuir reajuste no IPVA de 2022

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou no dia 12 de dezembro que enviará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de lei para limitar o aumento do IPVA de 2022.

publicidade
Deputados de MG recebem projeto para diminuir reajuste no IPVA de 2022
Deputados de MG recebem projeto para diminuir reajuste no IPVA de 2022 (Imagem: montagem/FDR)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do próximo ano poderá ter um reajuste de até 30%. A causa é o aumento no valor venal dos veículos novos, seminovos e usados.

Diante disso, o governador de Minas Gerais quer impedir que o IPVA de 2022 tenha um aumento tão alto no estado. Por esse motivo, Sema enviará a ALMG um projeto de lei para limitar o reajuste do tributo.

publicidade

O intuito é amenizar os impactos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19 e evitar que os mineiros deixem de pagar o tributo e acabem na inadimplência. Dessa maneira, a iniciativa tem como objetivo ajudar os mineiros que ainda enfrentam a doença e seus impactos na economia.

Sendo assim, caso o projeto de lei seja aprovado pelo ALMG, o reajuste do IPVA de 2022 não acontecerá com base na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais irá usar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a taxa de inflação no Brasil. Esse índice apresenta uma taxa mais baixa.

Segundo Zema, o IPVA de 2022 terá uma correção máxima de 10,6%, invés de até 22,8% que aconteceria caso usasse a tabela Fipe. O governador salientou a importância dessa medida para o enfrentamento dos efeitos econômicos gerados pela pandemia.

“Com isso, impediremos que a valorização dos veículos usados, registrada nos últimos meses, reflita no IPVA do próximo ano, aliviando os efeitos econômicos deste difícil período que juntos estamos vencendo”, declarou o governador durante o anúncio no dia 12 de dezembro.

O estado já possui outro projeto de lei sobre o mesmo tema em tramitação na ALMG. O texto prevê o congelamento da tabela de referência do IPVA de 2022 nos patamares de 2020 para veículos nacionais, importados, novos e usados.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A estimativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) é que a medida acarretaria uma perda de R$ 1,5 bilhão na arrecadação anual do Estado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.