IPVA atrasado? Ceará oferece negociação de dívidas em mutirão até esta semana

Por meio de uma iniciativa conjunta entre órgãos públicos, o Governo do Ceará (CE) realiza um mutirão para a negociação de dívidas oriundas de impostos estaduais abrangidos pelo Refis 2021. Entre eles, está o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

IPVA atrasado? Ceará negociação dívidas em mutirão até esta semana
IPVA atrasado? Ceará negociação dívidas em mutirão até esta semana. (Imagem: FDR)

O mutirão acontece até a próxima sexta-feira, 17, no térreo do Fórum Clóvis Beviláqua. No entanto, os atendimentos para negociação do IPVA e outros tributos estarão disponíveis somente no período vespertino e mediante agendamento com hora marcada. 

Na oportunidade, o governador do Estado, Camilo Santana, pontuou que recentemente o Governo do Ceará aprovou na Assembleia Legislativa um Refis. A concessão trata-se do refinanciamento de dívidas de tributos devidos ao estado junto às vantagens imperdíveis em vigor até o dia 30 de dezembro. 

“Tudo aqui pode ser feito on-line. Mas aqui estamos assinando para que isso também possa ser feito no Fórum. Isso é uma forma de facilitar a vida do contribuinte e também desafogar processos na Justiça Estadual”, explicou o governador. 

O mutirão para negociação de dívidas no Ceará vai muito além do IPVA atrasado. Ele também contempla dívidas relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). 

É importante destacar que todas as taxas e multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não serão incluídas neste mutirão de negociação. A iniciativa foi estruturada com o propósito de oferecer descontos de 100%, 95% e 90%, além de excelentes opções de parcelamento. 

De acordo com o governador, esta foi a maneira encontrada pelo Estado para ajudar a população regional a se regularizar perante a unidade federativa, além de promover a retomada da economia e fortalecer as empresas.

É uma maneira de contribuir para a recuperação do estado em um momento de superação da pandemia da Covid-19 que ainda tem altos e baixos. 

A procuradora-geral do Ceará, Camily Cruz, ainda completou dizendo que o cidadão que possuir algum débito inscrito na dívida ativa terá a chance de aderir ao Refis de 2021 através do Portal do Contribuinte da PGE. E aqueles que não conseguirem resolver a demanda on-line, podem procurar pelo atendimento presencial diretamente no Fórum. 

A negociação do IPVA atrasado permite o pagamento do débito à vista ou em até três vezes. Os proprietários de veículos serão contemplados pela redução da multa e dos juros de mora em até 60%. No cenário em que o débito foi parcelado entre quatro e seis meses, o percentual de desconto para as mesmas categorias será de 40%. 

O perdão será direcionado aos débitos do IPVA com valor principal, sem considerar multas e juros, de até R$ 200 por ano, bem como aqueles adquiridos até o dia 30 de dezembro de 2020. 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.