Casa Verde e Amarela passará a ter seguro, garantindo mais direitos aos moradores

Em breve, os beneficiários do Casa Verde e Amarela serão contemplados com seguro para danos estruturais. O programa habitacional é direcionado ao público de baixa renda com renda mensal entre R$ 2 mil a R$ 7 mil. 

Casa Verde e Amarela passará a ter seguro, garantindo mais direitos aos moradores
Casa Verde e Amarela passará a ter seguro, garantindo mais direitos aos moradores. (Imagem: FDR)

A novidade será implementada após determinação do Ministério de Desenvolvimento Regional, no dia 15 de outubro. Agora, os clientes e beneficiários do Casa Verde e Amarela terão maior segurança nos empreendimentos que serão construídos com mais qualidade, supervisão e compliance.

No entanto, a iniciativa se reduz à probabilidade de obras abandonadas, fora do cronograma ou mal fiscalizadas.

A medida trata-se do seguro quinquenal, como é popularmente conhecido, cujo propósito é evitar a incidência ou falta de comprometimento a anomalias, defeitos ou imperfeições em imóveis aparentes ou ocultas que tenham sido resultado da negligência das construtoras em até cinco anos após a entrega do imóvel. 

A iniciativa terá o poder de reduzir os processos na Justiça, e já chama a atenção de todos os envolvidos no setor. Neste sentido, a Wiz Corporate, unidade de negócio da Wiz Soluções (WIZS3), especializada em seguros para o segmento de pessoa jurídica. 

Um exemplo, é a atuação na implantação do produto junto às principais seguradoras do mercado, amparando as construtoras vinculadas à Caixa Econômica Federal (CEF).

Na oportunidade, a gerente técnica responsável pelo Wiz Corporate, Caroline Borges, disse que “todo esse movimento visa uma atuação proativa na mitigação de riscos e assegurar maior qualidade de vida para uma parcela importante da população brasileira”. 

Para assegurar a qualidade no serviço que será vinculado ao Casa Verde e Amarela, é essencial recorrer a todos os recursos tecnológicos e digitais para acompanhamento em tempo real das obras e vistorias técnicas realizadas por engenheiros.

Desta forma, a diretora técnica de Operações e Estruturação da Wiz Corporate, Stephanie Zalcman, ressaltou que a empresa atua na operacionalização da venda, colocação da apólice junto às construtoras selecionadas pela Caixa, bem como no monitoramento do cumprimento e conformidade do projeto apresentado.

O programa habitacional Casa Verde e Amarela foi criado no mês de agosto de 2020, tornando-se o substituto do Minha Casa, Minha Vida. Apesar de a base de ambos os programas serem a mesma, a nova proposta do Governo Federal modificou alguns pontos da concessão do financiamento imobiliário para aprimorar a estrutura do projeto criado originalmente em 2009 e, portanto, já estava escasso. 

Por meio desta iniciativa, as famílias de baixa renda podem contar com condições de moradia própria mais acessíveis. Mas não para por aí, pois o programa também visa regularizar os conjuntos habitacionais com mais qualidade e condições dignas aos cidadãos brasileiros.

Neste sentido, o Governo Federal estabeleceu a meta de atender cerca de 1,6 milhões de famílias até o ano de 2024. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.