Festas de réveillon no RJ são um risco? Especialistas opinam e respondem

O RJ2 ouviu especialistas que divergiram sobre a realização da festa de réveillon no Estado e na capital. Com três casos da variantes ômicron, no país, deixaram as autoridades em alerta sobre a realização das festas de final de ano.

No dia 1 de dezembro, o Comitê Científico do Estado do Rio de Janeiro realizou um parecer contrário à realização da festa de réveillon. Mais tarde, o prefeito Eduardo Paes anunciou o cancelamento do evento na capital carioca. 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, na próxima semana deve acontecer uma nova reunião do comitê para determinar se haverá ou não as festas.

O secretário disse que as decisões tomadas serão com cautela. “Nós vamos respeitar a decisão do comitê, mas entendemos que essa é uma decisão que precisa de mais tempo para amadurecer. O nosso parecer é que essa discussão seja remetida novamente ao comitê na semana que vem, para que a gente tome a melhor decisão”, disse.

O professor da UFRJ e membro do comitê científico que assessora a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Roberto Medronho, afirma que se houver incerteza é melhor optar pela precaução.

Medronho ainda afirmou que os indicadores do estado estão caindo por conta da campanha de vacinação realizada e também devido a adesão da população, mas que após a chegada da nova variante do novo coronavírus é preciso avaliar como será o avanço da doença. Isso pois, a população relaxou no uso de máscaras que pode provocar em um aumento de casos do coronavírus.

Os dados do  Estado do Rio mostram que a média móvel é de 24 mortes nos últimos sete dias – aumento de 10% em relação há duas semanas. A tendência é de estabilidade. Desde o começo da pandemia, mais de 69, 1 mil pessoas morreram de Covid no estado.

Outros estados

A cidade de São Paulo decidiu pelo cancelamento do réveillon na Paulista e a manutenção do uso de máscaras. A capital registrou três casos da variante ômicron.

Mais 15 capitais já cancelaram ou restringiram as festas de ano novo:Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.