Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado

Serviço de empréstimo do INSS deve passar por mudanças. Nessa quarta-feira (08), foi publicada uma medida no Diário Oficial da União que tem como finalidade fixar o teto de juros da previdência social. Isso deve impactar nas operações de crédito consignado e também nas taxações do cartão de crédito. Acompanhe.

publicidade
Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)
Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)

Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos. De acordo com o DOU, a previdência social terá seu teto de juros fixados. A partir de agora, a solicitação do empréstimo consignado terá uma taxação de 2,14% ao mês, já os serviços de cartão de crédito ficarão em 3,6%.

De acordo com o documento, o reajuste foi feito com base na relação dos juros reais, calculados a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 16,10%. Isso implica dizer que a população terá maior estabilidade ao solicitar esses tipos de créditos, mas não poderá criar expectativas sobre a redução das tarifas.

publicidade

O texto institui ainda que, no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Social, Grupo de Trabalho para criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, fica autorizado o financiamento com recursos das instituições financeiras que trabalham com o empréstimo consignado.

A justificativa para tal mudança foi a necessidade de ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quais são os benefícios do empréstimo consignado?

  • Taxas de juros menores, pois o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente em folha e o risco de a instituição financeira não receber o dinheiro é menor. Por isso, ela pode cobrar juros mais baixos;
  • Facilidade para contratar, afinal a documentação exigida para pegar o consignado não é extensa e tudo pode ser feito pela internet;
  • Desconto em folha, então não precisa se preocupar com data de pagamento ou em correr para pagar o empréstimo em lugar nenhum;
  • A margem consignável, que limita quanto do benefício ou salário será utilizado para pagar a dívida adquirida com o empréstimo.

É válido ressaltar que o serviço é destinado para todos os aposentados e pensionistas que estão vinculados ao INSS. A solicitação pode ser feita em qualquer instituição bancária.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!