Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado

Serviço de empréstimo do INSS deve passar por mudanças. Nessa quarta-feira (08), foi publicada uma medida no Diário Oficial da União que tem como finalidade fixar o teto de juros da previdência social. Isso deve impactar nas operações de crédito consignado e também nas taxações do cartão de crédito. Acompanhe.

Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)
Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)

Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos. De acordo com o DOU, a previdência social terá seu teto de juros fixados. A partir de agora, a solicitação do empréstimo consignado terá uma taxação de 2,14% ao mês, já os serviços de cartão de crédito ficarão em 3,6%.

De acordo com o documento, o reajuste foi feito com base na relação dos juros reais, calculados a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 16,10%. Isso implica dizer que a população terá maior estabilidade ao solicitar esses tipos de créditos, mas não poderá criar expectativas sobre a redução das tarifas.

O texto institui ainda que, no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Social, Grupo de Trabalho para criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, fica autorizado o financiamento com recursos das instituições financeiras que trabalham com o empréstimo consignado.

A justificativa para tal mudança foi a necessidade de ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Quais são os benefícios do empréstimo consignado?

  • Taxas de juros menores, pois o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente em folha e o risco de a instituição financeira não receber o dinheiro é menor. Por isso, ela pode cobrar juros mais baixos;
  • Facilidade para contratar, afinal a documentação exigida para pegar o consignado não é extensa e tudo pode ser feito pela internet;
  • Desconto em folha, então não precisa se preocupar com data de pagamento ou em correr para pagar o empréstimo em lugar nenhum;
  • A margem consignável, que limita quanto do benefício ou salário será utilizado para pagar a dívida adquirida com o empréstimo.

É válido ressaltar que o serviço é destinado para todos os aposentados e pensionistas que estão vinculados ao INSS. A solicitação pode ser feita em qualquer instituição bancária.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.