Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado

Serviço de empréstimo do INSS deve passar por mudanças. Nessa quarta-feira (08), foi publicada uma medida no Diário Oficial da União que tem como finalidade fixar o teto de juros da previdência social. Isso deve impactar nas operações de crédito consignado e também nas taxações do cartão de crédito. Acompanhe.

Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)
Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado pode ser fixado (Imagem: FDR)

Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos. De acordo com o DOU, a previdência social terá seu teto de juros fixados. A partir de agora, a solicitação do empréstimo consignado terá uma taxação de 2,14% ao mês, já os serviços de cartão de crédito ficarão em 3,6%.

De acordo com o documento, o reajuste foi feito com base na relação dos juros reais, calculados a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 16,10%. Isso implica dizer que a população terá maior estabilidade ao solicitar esses tipos de créditos, mas não poderá criar expectativas sobre a redução das tarifas.

O texto institui ainda que, no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Social, Grupo de Trabalho para criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, fica autorizado o financiamento com recursos das instituições financeiras que trabalham com o empréstimo consignado.

A justificativa para tal mudança foi a necessidade de ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Quais são os benefícios do empréstimo consignado?

  • Taxas de juros menores, pois o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente em folha e o risco de a instituição financeira não receber o dinheiro é menor. Por isso, ela pode cobrar juros mais baixos;
  • Facilidade para contratar, afinal a documentação exigida para pegar o consignado não é extensa e tudo pode ser feito pela internet;
  • Desconto em folha, então não precisa se preocupar com data de pagamento ou em correr para pagar o empréstimo em lugar nenhum;
  • A margem consignável, que limita quanto do benefício ou salário será utilizado para pagar a dívida adquirida com o empréstimo.

É válido ressaltar que o serviço é destinado para todos os aposentados e pensionistas que estão vinculados ao INSS. A solicitação pode ser feita em qualquer instituição bancária.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.