Aberto o mutirão para renovação da CNH no Detran de Rio Branco

O Departamento de Trânsito de Rio Branco está com um mutirão aberto até o dia 15 de dezembro destinado a renovação da CNH. Segundo o departamento, entre os dias 1º e 6 de dezembro já foram feitos mais de 2 mil atendimentos.

O mutirão de renovação da CNH do Detran de Rio Branco está acontecendo na Avenida Ceará, nº 3.059, Jardim Nazle, desde o dia 1º de dezembro. A ação acontecerá até o dia 15 deste mês, com atendimento das 7h30 às 16h30, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

A chefe de Atendimento de Habilitações, Elisangela Brasil, explicou que o Detran está realizando os serviços de renovação da CNH, adição de atividade remunerada na habilitação e alteração de dados.

Segundo Elisangela, é necessário que os cidadãos que irão participar do mutirão de renovação da CNH apresentem documento de identificação com foto e comprovante de endereço, cópia e original. Além disso, é obrigatório o uso de máscara e seguir os demais protocolos sanitários.

Entre o dia 1º e o dia 6 de dezembro, 2,1 mil atendimentos foram realizados. Diante disso, a média diária está sendo de 400 atendimentos. A iniciativa visa atender a demanda reprimida do Detran do Acre. O primeiro mutirão realizado não foi suficiente para atender a toda à demanda.

A causa da demanda reprimida, segundo o Detran do Acre, foi às restrições no atendimento adotadas devido à pandemia de Covid-19. Diante disso, foi reduzido o quantitativo diário para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social.

Elisangela explicou que após a abertura do processo o condutor será informado sobre a data dos exames médicos que precisam ser realizados. A renovação passa a ser contada a partir dos exames médicos.

Enquanto os exames não são realizados a CNH não tem vencimento. A renovação da CNH foi suspensa no ano passado, devido à pandemia de Covid-19. Porém, com a redução nos casos de óbito e contágio, a renovação voltou a ser exigida aos condutores.

A Carteira de Habilitação renovada agora terá a validade com base nas novas datas. Dessa maneira, serão 10 anos para os condutores com idade inferior a 50 anos; 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; e 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.