560 mil pedidos de aposentadoria do INSS ficam estacionados por falta de servidores

Filas do INSS voltam a congelar e população fica sem acesso aos seus benefícios. Nessa semana, uma reportagem especial do Portal Metrópoles, revelou que há mais de 500 mil brasileiros que aguardam a análise de seus abonos previdenciários. O entrave, de acordo com o texto, ocorre mediante a falta de servidores para a conclusão dos inquéritos.

560 mil pedidos de aposentadoria do INSS ficam estacionados por falta de servidores (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
560 mil pedidos de aposentadoria do INSS ficam estacionados por falta de servidores (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Há meses o INSS vem enfrentando problemas para a realização de seus serviços. Desde o início da pandemia, o órgão está com as filas de concessão de seus abonos congestionadas. Inicialmente o motivo eram as mudanças e adaptações após a aprovação da reforma tributária, porém agora não há servidor o suficiente para dar conta das demandas.

Atrasos nos benefícios do INSS

De acordo com o levantamento feito pelo Metrópoles, há mais de 500 mil cidadãos que solicitaram algum tipo de abono e não tiveram retorno. Somados há aqueles que aguardam desde 2020, a fila já contabiliza cerca de 1,838 milhão de pedidos em análise.

Nesse momento, fontes internas afirmam que o principal motivo do atraso é que não há equipe o suficiente para andar com a conclusão dos processos. Devido ao acumulo registrado ao longo dos últimos meses, há uma super demanda que não vem conseguindo ser concluída pelos colaboradores.

Como alternativa, o INSS já havia anunciado uma nova política de trabalho para que a equipe pudesse fazer hora extra e assim andar com as análises. Além disso, o governo tinha chegado a anunciar a contratação de militares que atuariam com o órgão para otimizar os atendimentos. Ambas as medidas foram insuficientes e o atraso ainda permanece.

Direito do retroativo é garantido pela justiça

O cidadão que não conseguiu o retorno do INSS dentro do tempo determinado por lei, deve ficar atento. Ele tem o direito de contestar o atraso entrando com uma ação contra o órgão. Para isso, é preciso reunir toda a documentação que comprove tal situação, estando acompanhando de um advogado previdenciário.

Após a análise, se enquadrando dentro das regras de concessão, o titular do processo passa a ter o direito de receber seu benefício de forma retroativa, contabilizada desde a data em que entrou com o pedido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.