Detran-PE e Detran-BA exigem comprovante de vacinação nas unidades

Motoristas devem ficar atentos aos novos informes do Departamento de Trânsito. Nas últimas semanas, o Detran de alguns estados passou a exigir a carteira de vacinação para quem for presencialmente em alguma unidade resolver protocolos referentes a carteira de habilitação. Na Bahia e em Pernambuco, a medida já está em vigor.

Detran-PE e Detran-BA exigem comprovante de vacinação nas unidades (Imagem: FDR)
Detran-PE e Detran-BA exigem comprovante de vacinação nas unidades (Imagem: FDR)

Objetivando reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Detran da Bahia e de Pernambuco estão recebendo apenas os motoristas que apresentarem a carteira de vacinação. A medida passou a ser válida nesse mês de dezembro e espera assegurar os servidores e população civil.

Funcionamento do Detran em Pernambuco

De acordo com o Detran PE, o atendimento presencial nas unidades dos shoppings locais só poderá ser feito mediante a comprovação da vacina contra a covid-19. A medida já está em funcionamento e se manterá ao longo de todo o fim do ano.

Além do cartão de vacina, o cidadão deve exigir um documento oficial com foto. Quem estiver sem o cartão impresso, pode comprovar a imunização a partir da exibição do Conecta Recife, plataforma pública que realiza o agendamento das vacinas.

O acesso ao aplicativo deve ser feito por meio do fornecimento do número do CPF, data de nascimento e senha registrada na hora do login.

Bahia

Nas cidades da Bahia, a decisão também foi adotada desde o último dia 1. Para ir a uma agência do Detran, o motorista precisa ter tomado ao menos duas doses do imunizante. A decisão já foi validada por meio de um Decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

Além do cartão de vacinação, a liberação acontece também por meio do Certificado Covid, obtido através do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. É válido ressaltar que os serviços do Detran estão com carga horária reduzida tendo em vista a diminuição de atendimentos diários.

Para saber mais informações sobre os tipos de atendimento e realizar o agendamento, é preciso entrar no site do Detran de sua região.

Em ambos os estados acima, as unidades estão em funcionamento dentro das limitações impostas pelos governos locais.

O uso de máscara ainda é obrigatório, juntamente com o distanciamento social e higienização dos espaços.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.