4 erros que te impedem de receber o BPC, auxílio doença e benefícios do INSS

Pontos-chave
  • Os benefícios do INSS são concedidos aos segurados após esses passarem pelo processo de avaliação documental e médica, caso seja necessário;
  • Diante disso, antes de fazer a solicitação é necessário apresentar os documentos exigidos e cumprir os requisitos e prazos;
  • Porém, muitos segurados acabam deixando de receber os benefícios do INSS, devido a algum erro na hora da solicitação;

Os contribuintes têm direito a diferentes benefícios do INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio doença. Porém, muitos solicitantes deixam de receber o benefício devido a algum erro na hora do pedido.

4 erros que te impedem de receber o BPC, auxílio doença e benefícios do INSS
4 erros que te impedem de receber o BPC, auxílio doença e benefícios do INSS (Imagem: montagem/FDR)

Os benefícios do INSS são concedidos aos segurados após esses passarem pelo processo de avaliação documental e médica, caso seja necessário. Diante disso, antes de fazer a solicitação é necessário apresentar os documentos exigidos e cumprir os requisitos e prazos.

Porém, muitos segurados acabam deixando de receber os benefícios do INSS, devido a algum erro na hora da solicitação. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social as principais causas para ter o pedido negado são:

  1. Documentação incompleta;
  2. Não cumprir todos os requisitos do benefício;
  3. Divergências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  4. Preenchimento incorreto do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

BPC LOAS 2022: Quem tem direito, Como funciona, Regras e Inscrição no INSS

Solicitação do BPC

É necessário entender os requisitos de cada benefício. Por exemplo, o BPC é destinado aos idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência incapacitados de trabalhar.

Além disso, esses devem ter uma renda per capita mensal de até 25% do salário mínimo. Veja abaixo todo os requisitos do BPC:

Em caso de deficiência pode ter qualquer idade e deve comprovar a não participação em atividades de natureza mental, física, intelectual e sensorial por, no mínimo, 2 anos. Além disso, no momento da solicitação deve ser apresentado os seguintes documentos:

Como fazer o pedido

Auxílio doença

O auxílio doença é um benefício destinado aos segurados do INSS que comprovem, através de perícia médica, estar incapacitado temporariamente para o trabalho devido à doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos.

4 erros que te impedem de receber o BPC, auxílio doença e benefícios do INSS
4 erros que te impedem de receber o BPC, auxílio doença e benefícios do INSS (Imagem: FDR)

A partir do 16º dia de afastamento, o trabalhador recebe o benefício do INSS. Diante disso, o empregador tem a obrigação de pagar os primeiros 15 dias. Os trabalhadores autônomos e desempregados que contribuem para a Previdência Social têm o direito de solicitar o auxílio doença no dia seguinte ao afastamento.

O valor recebido pelo trabalhador equivale a 91% dos maiores salários contribuídos durante 80% do período de contribuição. Dessa maneira, são descartados 20% das menores contribuições.

Além disso, a média de pagamento, após o descarte das 20% menores contribuições mensais deverá ser multiplicada por 0,91 (91%). Com isso, será obtido o valor a ser recebido no Auxílio doença.

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

Requisitos do Auxílio doença

Como solicitar o auxílio doença no Meu INSS

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile