Os aprovados na segunda chamada do programa CNH Social de Goiás já podem conferir a lista divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Ao todo, foram 1.500 selecionados, os quais devem realizar a matrícula e garantir a vaga até o dia 20 de dezembro.
Feita a matrícula online, no site do Detran, o selecionado deve procurar a unidade mais próxima do atendimento Vapt Vupt ou a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), até o dia 3 de janeiro em posse de todos os documentos necessários.
É nesta etapa que acontece a abertura do Registro Nacional de Habilitação (Renavam). Lembrando que quem descumprir os prazos estabelecidos pelo Governo de Goiás serão desclassificados da CNH Social.
É importante explicar que os selecionados nesta segunda chamada preenchem as vagas remanescentes da quinta etapa do programa em 2021. Onde foram abertas cerca de cinco mil oportunidades para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.
Para quem ainda não entende como funciona, o programa possibilita que os cidadãos de baixa renda de determinados estados consigam a carteira de motorista sem arcar com nenhum custo.
O total de vagas disponibilizadas na CNH Social é definido pelo Detran de cada unidade federativa, órgão responsável pelo gerenciamento do programa. As vagas são divididas em três modalidades: estudantil, urbana e rural.
Os cidadãos selecionados ficam livres de pagar as taxas de inclusão do Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento da prova teórica, agendamento dos exames prático, médico e psicológico.
A atual etapa do CNH Social contou com a participação de mais de 52 inscrições. Mas vale ressaltar que, quem não foi incluído no programa ainda tem a chance de se candidatar nas próximas edições. Portanto, podem se inscrever no programa CNH Social:
- Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
- Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
- Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
- Pessoas com necessidades especiais;
- Ex presidiários;
- Pessoas que são agricultores;
- Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
- Pessoas que recebem o Bolsa Família;
- Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
- Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.
Apesar de se tratar de uma iniciativa social do Governo Federal, nem todos os Estados brasileiros são adeptos ao programa. De acordo com a última atualização, as unidades federativas que viabilizam a CNH Social por meio do Detran, são:
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Ceará;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Rio Grande do Norte;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Roraima.
Cronograma da CNH Social de Goiás
- 03/12/21 – Divulgação da segunda chamada e abertura da matrícula online;
- 20/12/21 – Data de encerramento da matrícula online;
- 3/01/22 – Prazo final para entrega de documentação e abertura do Renach;