Bitcoin a um milhão em 2025? Entenda a projeção

De acordo com uma previsão meteórica realizada pelo Stock-to-Flow (S2F) do BTC, a moeda digital bitcoin pode se valorizar 1.600% em um período de quatro anos, atingindo US$1 milhão em 2025. 

Este modelo econômico, que é amado por muitos entusiastas do mercado de criptomoedas, defende a ideia de que o bitcoin irá crescer no longo prazo por ser um ativo restrito, uma vez que somente 21 milhões de unidades podem ser criadas. O mercado de ouro e prata, por exemplo, costuma aplicar a mesma ideia. 

Embora a ideia tenha sentido pelo prisma econômico e de ser aceita por uma parcela dos investidores, o InfoMoney conversou com alguns especialistas que afirmaram que o S2F possui algumas falhas. Isto se dá pois o modelo não considera tópicos importantes de mercado, como demanda, adoção e concorrência.

Stock-to-Flow

O modelo, na prática, pega o atual estoque de um ativo e divide o valor pela sua produção por ano. O resultado, identificado pelas letras “SF”, significa o tempo, em anos, que demoraria para produzir a quantidade disponível em estoque. Quanto maior o SF, menor é a quantidade do ativo que entra no mercado em comparação às atuais reservas, e mais escasso ele é.

A escassez de bitcoin 

Quando Satoshi Nakamoto criou o BTC, ele ordenou que a “fabricação” de novas unidades, que resulta do processo de mineração, deveria diminuir a cada 210 mil blocos minerados. Esse acontecimento, que acontece de quatro em quatro anos, é chamado de halving. Bloco é nome dado ao conjunto de dados validados por mineradores.

Em 2008, quando o bitcoin foi criado, cada bloco gerado rendia 50 BTC como recompensa para os mineradores. Já em 2012, no primeiro halving, o valor caiu para 25 BTC. No segundo halving, em 2016, ficou em 12,5 BTC; por fim, no terceiro evento, em 2020, a produção ficou nos atuais 6,25 BTC. Sendo assim, a oferta sempre é cortada pela metade.

Levando isso em consideração, segundo o PlanB, a cada novo halving, o preço do BTC fica propenso a se valorizar substancialmente. E é justamente essa redução programada, que levará o preço do bitcoin para US$ 1 milhão em 2025. É importante destacar que ultimas previsões anteriores do modelo se confirmaram.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.