Tapering do Fed deve ser antecipado; o que é e como impacta os mercados?

Nesta terça-feira (30), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, aumentou o tom a respeito da política monetária norte-americana. Ele indicou que o tapering do Fed deve ser antecipado.

Tapering do Fed deve ser antecipado: Entenda o que é e como impacta os mercados
Tapering do Fed deve ser antecipado: Entenda o que é e como impacta os mercados (Imagem: Montagem/FDR)

Tapering do Fed deve ser antecipado

A intensificação da retirada de estímulos à atividade dos Estados Unidos, o tapering, pode acontecer a partir do próximo encontro do Fomc (comitê de política monetária do Fed). A reunião está prevista para acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro.

Jerome Powell alegou que o Fed não vê mais a inflação como temporária. Diante disso, ele entende que será preciso aumentar os juros. O mercado passou a projetar que a alta poderá ocorrer já no primeiro semestre de 2022.

Desde março de 2020, os juros nos Estados Unidos estão entre zero e 0,25%. A taxa básica foi encolhida por conta da pandemia de covid-19.

O que é o tapering

Em situações de crises financeiras, o Federal Reserve injeta liquidez — ou seja, mais dinheiro circulando — no mercado. A iniciativa foi tomada no começo da pandemia, por exemplo.

Já quando a economia apresenta indícios de recuperação constante, os estímulos financeiros se tornam menos necessários. Neste cenário, acontece o tapering, que representa a retirada gradual de estímulos por parte do governo. O termo tapering, na tradução do inglês, significa um “estreitamento gradual”.

Para conter um cenário de avanço da inflação, o Fed considera o tapering. Isso ocorre por meio do fim das compras de títulos e aumentos dos juros.

Como o tapering impacta os mercados

O tapering causa preocupação pelo mundo, em especial para os países emergentes. Estas nações, como o Brasil, são as principais favorecidas pelos estímulos do Federal Reserve.

Quando o Fed injeta dinheiro, os investidores contam com capital para aplicar em mercados mais arriscados — em com mais potencial de retorno.

Por outro lado, quando acontece o tapering, os investidores tendem a aplicar em mercados mais seguros. Quando acontece a retirada de capital estrangeiro, há uma desvalorização cambial maior. Ao considerar o caso do Brasil, que já passa por uma crise econômica, o tapering pode impactar ainda mais a situação.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.