Ata do Fomc: Do que se trata o documento e por que ele é importante para a economia mundial?

Periodicamente, o Fomc (Federal Open Market Committee, ou Comitê Federal de Mercado Aberto) realiza reuniões para definir os rumos da economia dos Estados Unidos. Após a respectiva reunião, geralmente, acontece a publicação da ata do Fomc.

Ata do Fomc: O que é esse documento e por que ele é tão importante para a economia mundial
Ata do Fomc: O que é esse documento e por que ele é tão importante para a economia mundial (Imagem: Montagem/FDR)

A ata do Fomc contém um registro detalhado da respectiva reunião. Este documento apresenta as razões pelas quais a comissão tomou as respectivas decisões — de forma a embasar a política monetária dos Estados Unidos.

Assim como ocorre nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil, o registro do Fomc apresenta a taxa de juros que será válida. A vigência vale por, ao menos, até a reunião seguinte do comitê.

O Fomc

O Fomc é o comitê responsável pelo controle e supervisão das operações de mercado do sistema financeiro dos Estados Unidos. Ele é considerado o órgão de política monetária mais importante do banco central norte-americano — o Federal Reserve (Fed).

O comitê tem a responsabilidade de tomar decisões a respeito das taxas de juros. O Fomc também fica encarregado por medidas relativas ao crescimento da oferta de moeda dos EUA.

Na reunião, o comitê discute sobre uma possível manutenção ou alteração da taxa básica de juros. Neste debate, são considerados diversos aspectos. Com exemplos de fatores, estão as tendências de salários e preços, gastos e renda do consumidor, mercados de câmbio, e política fiscal.

Cada participante do encontro apresenta suas perspectivas acerca do estado econômico — além das projeções futuras. Os integrantes realizam recomendações sobre a política para o tempo de duração da taxa. Diante disso, por meio de uma votação, o Fomc estabelece o destino para política monetária.

A importância da ata do Fomc

Por se tratar da principal economia global, as medidas dos Estados Unidos têm a capacidade de influenciar o cenário mundial. Sendo assim, o registro presente na ata do Fomc — e as respectivas decisões tomadas — são importantes para o mercado financeiro, como um todo.

Os negociantes da moeda analisam detalhadamente este documento. Desse modo, eles podem encontrar pistas sobre alterações de juros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.