Novo presidente do Fed? O que é o Federal Reserve e como a decisão afeta o Brasil

Nos próximos dias, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve escolher o novo presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano). Os dois principais nomes na disputa pela vaga são o atual presidente, Jerome Powell; e a ex-subsecretária do Tesouro, Lael Brainard.

Novo presidente do Fed? o que é o Federal Reserve e como essa decisão pode afetar o Brasil
Novo presidente do Fed? o que é o Federal Reserve e como essa decisão pode afetar o Brasil (Imagem: Montagem/FDR)

O Federal Reserve é o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos. Criada em 1913, a instituição é responsável pela definição da política monetária aplicada no país e pela supervisão do sistema bancário norte-americano. Ela funciona de forma parecida com o Banco Central no Brasil.

O presidente e o vice-presidente do Fed são escolhidos pelo governo. Apesar disso, as decisões da instituição são soberanas. Ou seja, as escolhas do Federal Reserve não dependem de aprovação para entrar em vigor — pelo poder executivo ou legislativo.

A decisão para o novo presidente do Fed

Para ocupar o posto de presidente do Federal Reserve, os nomes mais cotados são Jerome Powell, que iria para um segundo mandato; e Lael Brainard, que integrou o conselho de governadores do Fed em 2014.

Os dois concorrentes possuem diferenças de perfis. Powell tem assumido um discurso mais ‘hawkish’, de retirar estímulos econômicos. Já Brainard possui um tom mais ‘dovish’, favorável à manutenção dos gastos governamentais. Ela deve manter a economia aquecida.

Por conta dessa diferença entre os candidatos, a escolha pode influenciar a perspectiva econômica dos Estados Unidos. Consequentemente, o impacto pode chegar ao Brasil — e ao mundo, como um todo, isso porque a economia do país norte-americano é a maior do planeta.

Por exemplo, Jerome Powell tende a aumentar a taxa de juros mais rapidamente. Como resultado, mais capital deve ser atraído para o país norte-americano, de modo a elevar o valor do dólar.

Brainard, se içada ao posto, deve manter taxas de juros mais baixas, deixando a economia “girar”. Com isso, é esperado, por exemplo, que a inflação nos EUA avance.

Há a expectativa de que a escolha aconteça até o Dia de Ação de Graças, em 25 de novembro. Após a escolha de Joe Biden, há a necessidade de ser referendada pelo Senado. O mandato tem a duração de quatro anos, a partir de fevereiro de 2022.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.