Prefeitura de Bauru distribui cartão vale alimentação para famílias vulneráveis

População vulnerável tem acesso a alimentação gratuita. Nessa semana, a Prefeitura de Bauru (SP) iniciou a entrega do cartão alimentação destinado para as famílias mais pobres. O benefício faz parte das medidas de contenção dos impactos do novo coronavírus e terá uma validade de cinco meses.

Em tempos de forte crise econômica com a inflação em alta, milhares de brasileiros ficam sem ter como pôr comida em suas mesas. Atentos a essa demanda, a Prefeitura de Bauru criou o cartão alimentação que irá ajudar centenas de cidadãos a se alimentarem.

O projeto vem sendo gerenciado pela Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), já em funcionamento.

Como receber o cartão cidadão?

Pelos informes da prefeitura, o benefício é destinado especificamente para as famílias que comprovarem a situação de vulnerabilidade social. É preciso que elas já estejam cadastradas na base de dados sociais do município para assim serem contempladas.

O cartão tem validade de cinco meses, com um valor mensal de R$ 100. Ele deve ser utilizado especificamente para a compra de produtos alimentícios em supermercados e estabelecimentos similares.

Segundo os dados da Sebes, cerca de 3.780 cartões deverão ser entregues nos próximos dias, com isso foi feito um investimento de R$ 1,8 milhão custeado a partir da verba de antecipação das sobras do duodécimo da Câmara Municipal.

A entrega dos cartões vem em um momento importante, de retomada econômica, mas muitas pessoas ainda não conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho, e precisam desse apoio para garantir uma alimentação para a família, agradecemos a Câmara pela antecipação na devolução das sobras do duodécimo, permitindo o começo do programa ainda neste ano”, disse a prefeita Suéllen Rosim.

De acordo com a secretária da Sebes, Ana Sales, a ação ajudará a manter o controle das políticas públicas realizadas para os mais vulneráveis.

A Sebes a partir do ano que vem pretende trabalhar com cartões em todos os benefícios eventuais concedidos. No caso do cartão-alimentação, temos a vantagem de também fomentar a economia de Bauru, pois as pessoas vão comprar no comércio do nosso município, e poderão escolher o produto que pretendem levar para casa”, frisa.

Quem reside em Bauru já começou a receber o cartão na unidade da Sebes. Já os moradores do Distrito de Tibiriçá estão recebendo o cartão no CRAS do distrito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.