DF já liberou 2ª parcela do cartão vale gás; faça consulta pela internet

Governo do Distrito Federal faz nova liberação pelo vale gás. Com a inflação em alta, muitos brasileiros perderam o poder de compra. Um botijão de gás doméstico, com 13 quilos, passou a custar mais que R$ 100. Para auxiliar os mais vulneráveis o poder público criou o Cartão Gás. Abaixo, entenda como receber os valores do projeto.

O Cartão Gás nada mais é do que uma política pública destinada a população em situação de vulnerabilidade. Por meio dele, 70 mil famílias passaram a ser contempladas com uma ajuda de custo para poderem adquirir um botijão.

O pagamento acontece através de um dispositivo que funciona como um vale entregue nos estabelecimentos credenciados.

“Tivemos 81.740 cadastros realizados. Por isso foi preciso seguir rigorosamente esses critérios. Foram priorizadas as famílias monoparentais, com mulheres chefes de família, com crianças de 0 a 6 anos; famílias com crianças de 0 a 6 anos; famílias com pessoas com deficiência e, ainda, as famílias com idosos. Todas essas famílias serão atendidas nesta primeira etapa”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Detalhes sobre o Cartão Gás

Após a concessão da primeira rodada do projeto, o governo do DF informou que nesse mês está incluindo novas 355 famílias para serem beneficiárias. A liberação dos vales começou a ser feita nessa segunda-feira (29). Para poder solicitar é preciso acessar o site GDF Social para checar a data e o local de retirada dos cartões do programa.

O procedimento de retirada, por sua vez, acontece a partir da exibição de um documento oficial com foto. Para desbloquear o benefício basta ir presencialmente em uma agencia bancária ou ligar para o telefone 3029-8440.

Quem tem direito ao benefício

Segundo a legislação que consolida o programa, ele é voltado para: as pessoas inscritas no Cadastro Único até o dia 17 de julho de 2021, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que tenha declarado comprometimento de renda com a aquisição do GLP 13 kg, morador do DF, com idade igual ou superior a 16 anos.

“É importante que o beneficiário fique atento à data para retirada do Cartão Gás nas agências do BRB. Se em quatro meses ele não pegar o cartão e não utilizar o crédito, perde o benefício, conforme regulamento do programa”, reforça o coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único da Sedes, Guilherme Aleixo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.