Enem não acabou! Dois novos grupos farão prova no início de 2022

O segundo domingo de aplicação da prova do Enem 2021 aconteceu no último dia 28, entretanto a edição do Exame Nacional do Ensino Médio não acabou e novos grupos deverão realizar a prova no início de 2022.

Enem não acabou! Dois novos grupos farão prova no início de 2022
Enem não acabou! Dois novos grupos farão prova no início de 2022 (Imagem: FDR)

Como já previsto, o vestibular seria dividido em dois grupos, o primeiro realizaria a prova em novembro e o segundo grupo em janeiro. Sendo este último caso o dos novos isentos que se inscreveram na reabertura do período de isenção e os participantes do Enem PPL (pessoas privadas de liberdade), prova realizada para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo. 

Outros grupos também devem fazer parte da nova aplicação, sendo estes participantes infectados com Covid e pessoas com outras doenças contagiosas no dia da prova. A solicitação pode ser feita somente para a prova que o candidato não realizou.

Como realizar solicitação

Para o candidato que faltou algum dia de prova do Enem 2021 no mês de novembro, a solicitação deve ser realizada por meio da página do participante. O prazo para realizar o pedido é do dia 29 de novembro ao dia 3 de dezembro.

Para que o pedido seja validado em análise  é preciso seguir existências como anexar ao pedido documento legível que comprove a condição do participante.

No documento é necessário contar além do nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da doença que ocasionou a falta no exame e consequentemente a solicitação, ou o código correspondente à doença. 

Outro ponto importante, é que o documento anexado precisa conhecer a assinatura e identificação do médico competente, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente.

A prova aplicada no início de 2022 deve acontecer nos dias 9 e 16 de janeiro. Apesar de não constar no edital do exame divulgado em junho, a informação foi confirmada por meio de nota pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no dia 23 de novembro.

Confira as doenças consideradas infectocontagiosas e que cabem solicitação da nova aplicação da prova:

  • covid-19;
  • tuberculose;
  • coqueluche;
  • difteria;
  • doença invasiva por Haemophilus influenza;
  • doença meningocócica e outras meningites;
  • varíola;
  • influenza humana A e B;
  • poliomielite por poliovírus selvagem;
  • sarampo;
  • rubéola;
  • varicela.

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.