SISU ou PROUNI: Qual programa vale mais a pena tentar uma vaga?

Se você deseja uma vaga em um curso de graduação pode se inscrever no SISU ou PROUNI. Para isso é necessário ter feito o ENEM e entender as diferenças entre os dois programas.

SISU ou PROUNI: Qual programa vale mais a pena tentar uma vaga?
SISU ou PROUNI: Qual programa vale mais a pena tentar uma vaga? (Imagem: FDR)

Tanto o Sistema de Seleção Unificada (SISU) quanto o Programa de Seleção Unifica (PROUNI) fazem uso da nota do Enem para os seus processos seletivos, esse é o grande ponto em comum entre eles.

Além disso, apenas a forma como a seleção é feita é semelhante, em ambos o processo seletivo é feito virtualmente e pelos sites oficiais mantidos pelo MEC.

Qual é melhor SISU ou PROUNI?

Se você está em busca de uma vaga em um curso de graduação é normal ficar em dúvida quanto a qual dos dois escolher, se o SISU ou PROUNI.

Vamos te apresentar alguns aspectos sobre esses dois sistemas, mas, já te adiantamos uma coisa:

Não existem regras que impeçam os estudantes de se inscrevem nas duas seleções ao mesmo tempo.

Sistema de Seleção Unificada (SISU)

É o programa que permite que a pessoa possa ingressar em uma instituição pública.

No SiSU basta que o estudante tenha feito o último Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha zerado a redação.

O processo seletivo conta com nota de corte, que é a nota mínima que um candidato precisa alcançar para conseguir a vaga que deseja.

 Programa Universidade Para Todos (Prouni)

É destinado aqueles estudantes que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior particular.

Mas, que desejam fazer isso por meio de bolsas, seja ela parcial (50%) ou integral (100%).

O requisito para as bolsas integrais é que o candidato tenha renda familiar de até uma salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais a renda pode ser até 3 salários mínimos por pessoa.

Os candidatos devem ter e alcançado ao menos 450 pontos de média geral e não ter zerado a redação do Enem e não podem ter diploma de nível superior.

Agora que você já conheceu os dois, basta observar em qual deles o seu perfil se encaixa.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.