Edição extra do Enem pode alterar calendário do SISU, PROUNI e FIES 2022?

Enem 2021 terá edição extra para atender aos novos inscritos que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição. Para esses participantes a prova acontece apenas no mês de janeiro de 2022.

Edição extra do Enem pode alterar calendário do SISU, PROUNI e FIES 2022?
Edição extra do Enem pode alterar calendário do SISU, PROUNI e FIES 2022? (Imagem: FDR)

Em 2021 o Exame Nacional do Ensino Médio terá provas nos meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, isso porque, por determinação do STF o pedido de isenção foi reaberto.

Essa reabertura acabou criando um grupo de “novos inscritos” que não poderiam ser inseridos nas provas desse mês de novembro.

Afinal, as duas datas do Enem 2021 atrapalham no ingresso no ensino superior?

Os calendários do Sistema de Seleção Unificada, Programa Universidade Para Todos e Fundo de Financiamento Estudantil ainda não foram divulgados.

Mas a estimativa é de que sejam divulgados ainda esse ano. O Sistema de Seleção Unificada já deu o pontapé inicial para a preparação para a seleção do primeiro semestre do próximo ano.

O que foi feito com a abertura do período de adesão das instituições ao programa.

Outro ponto que ainda não se tem informações é sobre a data de divulgação dos resultados do ENEM 2021. Mas, ele deve acontecer apenas após a aplicação de todas as provas.

Ou seja, a aplicação em duas datas diferentes não deve afetar o ingresso dos estudantes no ensino superior usando esses programas.

Provas do Enem 2021 em janeiro

Apenas dois grupos poderão fazer as provas de 2021 no próximo ano: os participantes do PPL (para pessoas privadas da liberdade) e os novos inscritos, aqueles que tiveram a isenção concedida em setembro.

As provas aplicadas no mês de janeiro de 2022 serão apenas as impressas e devem ter o mesmo nível de dificuldade.

Lembrando que por tradição o Enem sempre quatro cores diferentes de caderno de provas: rosa, amarelo, azul e branco em suas edições.

O tema da redação também deve ser diferente do usado em novembro, mas o mesmo para o PPL e os “novos inscritos”.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 e os gabaritos delas devem estar disponíveis no dia 20 do mesmo mês.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.