Publicado no MEC edital para instituições aderirem ao SISU 2022

Para oferecer vagas no SISU 2022 as instituições devem fazer a adesão ao sistema dentro do prazo. As datas de inscrição dos estudantes no processo seletivo ainda não foram divulgadas.

Publicado no MEC edital para instituições aderirem ao SISU 2022
Publicado no MEC edital para instituições aderirem ao SISU 2022 (Imagem: FDR)

Todos os anos o Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições públicas brasileiras, são feitas pelo menos duas seleções ao ano, mas as instituições precisam aderir para ofertar vagas.

Adesão ao SISU 2022

As instituições públicas, estaduais e federais, devem fazer a adesão entre 8 e 12 de novembro. O procedimento é feito diretamente no Sistema de Gestão do SISU.

A definição da quantidade de vagas, os cursos e as condições específicas para concorrer às vagas são de inteira responsabilidade da própria instituição de ensino; o sistema apenas cuida da divulgação das vagas disponíveis, inscrição e seleção.

De 15 a 19 de novembro será o prazo para retificação dessas informações. Por conta da pandemia, o edital de adesão prevê que todas as instituições que ofertem vagas ofereçam aos estudantes a opção de envio dos documentos de matrícula virtualmente; essa é uma das etapas de responsabilidade das instituições.

Essa medida deve beneficiar aqueles estudantes que não têm condições de se deslocar até as instituições para fazer a matricula presencial.

O que é o SiSU?

No Sistema de Seleção Unificada os estudantes têm a oportunidade de concorrer a uma vaga em cursos de nível superior em instituições públicas, tanto estaduais quanto federais.

Para isso é necessário ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ou seja, no SiSU 2022 os estudantes terão que usar a nota do Enem 2021 que começa a ser aplicado no próximo mês.

Diferente de outros programas no SiSU, como o Prouni, pessoas que já fizeram cursos de nível superior podem concorrer às vagas.

O cronograma do programa ainda não foi divulgado pelo MEC, mas as inscrições devem acontecer apenas após 21 de janeiro de 2022, quando as notas do exame serão divulgadas.

A estimativa é de que as inscrições sejam abertas por volta de 28 de janeiro do próximo ano.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.