Peguei Covid-19 na semana do Enem, e agora? Veja quando você fará a prova

Participantes que tiveram doenças infectocontagiosas têm direto a reaplicação da prova do Enem 2021. No entanto, é necessário fazer a solicitação e comprovar a situação.

Peguei Covid-19 na semana do Enem, e agora? Veja quando você fará a prova
Peguei Covid-19 na semana do Enem, e agora? Veja quando você fará a prova (Imagem: FDR)

O INEP garante a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio para algumas pessoas.

Entre elas as que estavam doentes com doenças infectocontagiosas, ou seja, aquelas que são de fácil e rápida transmissão.

De acordo com o edital do Enem (impresso e digital) tem direito a reaplicação as pessoas que no dia da prova estiverem com:

Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Para eles a reaplicação acontecerá nos dias 10 e 16 de janeiro de 2021, juntamente com a aplicação para os demais participantes e os inscritos no PPL.

Pedidos de reaplicação do Enem 2021

Para os participantes que não fizeram a prova desse ano por estarem com alguma dessas doenças o prazo para solicitação da reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Para isso pé necessário acessar a Página do Participante para fazer a solicitação. O acesso é feito com o número do CPF e senha, os mesmos cadastrados em gov.com.

No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.

Nesse caso, é necessário anexar um comprovante de que ele estava doente no dia da prova.

Que deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, e deve ter o nome completo do inscrito e assinatura de um profissional de saúde.

As solicitações são julgadas separadamente, ou seja, cada situação é analisada por uma banca e poderá ser aceita ou não como justificativa.

Vale lembrar que além dessa situação, outras também garante o direito a reaplicação, como problemas com o fornecimento de energia e desastres naturais.

A recomendação do INEP é que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.