O segundo domingo de aplicação da prova do Enem 2021 aconteceu no último dia 28, entretanto a edição do Exame Nacional do Ensino Médio não acabou e novos grupos deverão realizar a prova no início de 2022.
Como já previsto, o vestibular seria dividido em dois grupos, o primeiro realizaria a prova em novembro e o segundo grupo em janeiro. Sendo este último caso o dos novos isentos que se inscreveram na reabertura do período de isenção e os participantes do Enem PPL (pessoas privadas de liberdade), prova realizada para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo.
Outros grupos também devem fazer parte da nova aplicação, sendo estes participantes infectados com Covid e pessoas com outras doenças contagiosas no dia da prova. A solicitação pode ser feita somente para a prova que o candidato não realizou.
Como realizar solicitação
Para o candidato que faltou algum dia de prova do Enem 2021 no mês de novembro, a solicitação deve ser realizada por meio da página do participante. O prazo para realizar o pedido é do dia 29 de novembro ao dia 3 de dezembro.
Para que o pedido seja validado em análise é preciso seguir existências como anexar ao pedido documento legível que comprove a condição do participante.
No documento é necessário contar além do nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da doença que ocasionou a falta no exame e consequentemente a solicitação, ou o código correspondente à doença.
Outro ponto importante, é que o documento anexado precisa conhecer a assinatura e identificação do médico competente, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente.
A prova aplicada no início de 2022 deve acontecer nos dias 9 e 16 de janeiro. Apesar de não constar no edital do exame divulgado em junho, a informação foi confirmada por meio de nota pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no dia 23 de novembro.
Confira as doenças consideradas infectocontagiosas e que cabem solicitação da nova aplicação da prova:
- covid-19;
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenza;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola;
- varicela.