O Estado do Amazonas (AM) iniciou na última quarta-feira, 24, a distribuição do Cartão Auxílio estadual. A entrega termina nesta sexta-feira, 26, contemplando 12 cidades amazonenses.
No total, o Cartão Auxílio chegará às mãos de 300 mil famílias caracterizadas na condição de pobreza e extrema pobreza, além de estarem inscritas no sistema do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Deste total, 158 mil se encontram em Manaus e as outras 142 mil residem em municípios do interior do estado.
De toda forma, os 300 mil beneficiários do Cartão Auxílio terão direito a receber a quantia de R$ 150.
Porém, existem algumas regras para o uso deste recurso, pois ele é exclusivo para a compra de alimentos e itens de higiene geral e pessoal, vendidos por estabelecimentos credenciados no programa estadual.
De acordo com a secretária executiva do Fundo de Promoção Social, Kathleen Braz, “os beneficiários do programa são aquelas pessoas que, após a pandemia, não tiveram condições de trabalhar, condições de se reinserir no mercado de trabalho. O Auxílio vem para dar condições para 300 mil famílias, para que elas possam ter a segurança alimentar garantida na mesa”, declarou.
Considerando que hoje é o último dia de entrega do Cartão Auxílio, quem ainda tiver dúvidas sobre o direito ao benefício pode conferir a elegibilidade pelo site: auxilio.am.gov.br, basta fornecer o número do CPF para ter acesso. No portal, também é possível verificar o endereço para retirada do cartão em caso de direito ao mesmo.
O Estado do Amazonas fez um investimento de R$ 540 milhões ao ano para viabilizar o programa. Na oportunidade, a Secretaria de Assistência Social (Seas), ainda disse que foram identificadas 400 mil famílias em situação de vulnerabilidade social vivendo na unidade federativa.
A composição é feita de pessoas que se enquadram nos requisitos do CadÚnico, como as mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e cidadãos de baixa renda.
Distribuição do cartão
Até agora, já foram contempladas pela distribuição do Cartão Auxílio as seguintes cidades amazonenses:
- Tefé;
- Amaturá;
- Fonte Boa;
- Jutaí;
- Santo Antônio do Içá;
- São Paulo de Olivença;
- Tonantins;
- Careiro da Várzea;
- Iranduba;
- Itapiranga;
- Manaquiri;
- Silves;
- Alvarães;
Nesta sexta-feira, 26, é a vez da entrega acontecer em:
- Maués;
- Parintins;
- Anamã;
- Anori;
- Caapiranga;
- Codajás;
- Japurá;
- Maraã;
- Uarini.