Situações que liberam o pedido de reaplicação da prova do Enem 2021

Perdeu o primeiro dia de provas do Enem 2021? A reaplicação do exame é um direito garantido em algumas situações; veja quais são elas e como solicitar a reaplicação.

Situações que liberam o pedido de reaplicação da prova do Enem 2021
Situações que liberam o pedido de reaplicação da prova do Enem 2021 (Imagem: FDR)

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio desse ano começou no último domingo, 21, e alguns inscritos relataram problemas que os impediram de participar das provas.

Mas, você sabia que nem todos os problemas que levam um inscrito a não fazer a prova são aceitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a solicitação de reaplicação do exame?

Situações para reaplicação do Enem 2021

Veja abaixo quais são as situações que garantem o direito de reaplicação da prova:

  • Falta de energia elétrica que tenham comprometido a visibilidade da prova;
  • Desastres naturais que comprometeram a infraestrutura do local de prova;
  • Falha no leitor de tela para quem solicitou;
  • Erro de execução do aplicador de prova que tenham, comprovadamente, gerado prejuízo ao participante;
  • Participantes acometidos por doenças infectocontagiosas como a Covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Como solicitar a reaplicação do Enem 2021?

A reaplicação do exame vai acontecer nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data do Enem PPL e para os “novos inscritos”.

Os estudantes devem acessar a Página do Participante dentro do prazo determinado pelo INEP.

O candidato deve acessar o portal com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio.

Caso tenha sido doença, ele deverá, assim como foi solicitado aos estudantes com COVID, enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.

A recomendação do INEP é que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.