Método de correção da prova do Enem e o que será levado em consideração

A aplicação do Enem 2021 começou no último domingo (21), com algumas mudanças. No entanto, a correção da prova deve ser realizada da mesma forma; entenda melhor agora.

Método de correção da prova do Enem e o que será levado em consideração
Método de correção da prova do Enem e o que será levado em consideração (Imagem: FDR)

O sistema de correção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio é bastante específico, tanto para a prova objetiva quanto para a redação do exame. Entenda um pouco como funcionam esses dois sistemas.

Correção da prova objetiva do Enem

Para a prova objetiva, de marcar, o método utilizado é o da Teoria de Resposta ao Item popularmente conhecido como TRI.

Nele a análise feita não é simplesmente do número de questões acertadas pelos candidatos, outros fatores também entram nessa conta.

Nesse método, cada questão é testada, assim que entram no Banco de Questões previamente por um grupo ode estudantes e então classificada em fáceis, médias e difíceis.

É esperado que o estudante acerte muitas questões fáceis. Daí então, parte a análise feita pelo TRI, quando ele acerta muitas questões classificadas como difíceis e erra muitas fáceis, o sistema entende que ele “chutou” e a nota acaba caindo.

Por isso pode acontecer de dois estudantes terem acertado o mesmo número de questões, mas ficarem com notas finais diferentes.

Correção da redação do Enem

Quanto a produção do texto do exame, a correção é feita com base em 5 competências, são elas:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Proposta de intervenção que respeite aos direitos humanos

Ao todo, a redação do Enem vale 1.000 pontos, ou seja, cada competência vale 200 pontos e possui aspectos que o estudante precisa atender para ser bem pontuado.

Se você está preocupado com quanto precisa tirar no exame, saiba que isso varia bastante de acordo com o curso que pretende ingressar.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.