Recebo o Auxílio Brasil, vou ter direito ao vale-gás? Inscrição no CadÚnico

Vale gás é sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e pode beneficiar segurados do Auxílio Brasil. Nessa semana, o chefe de estado assinou o projeto de lei que prevê uma ajuda de custo para as famílias carentes comprarem um botijão de 13 kg. O benefício será destinado para os vulneráveis, incluindo o público do novo Bolsa Família.

Recebo o Auxílio Brasil, vou ver direito ao vale-gás? Inscrição no CadÚnico (Imagem: FDR)
Recebo o Auxílio Brasil, vou ver direito ao vale-gás? Inscrição no CadÚnico (Imagem: FDR)

Estrategicamente pensando em estreitar seus laços com a população de baixa renda, Bolsonaro vem aprovando alguns novos abonos sociais para auxiliar os mais pobres. O vale gás acaba de ser sancionado e funcionará em integração com o Auxílio Brasil.

De acordo com o presidente, com o aumento do preço do combustível em torno de 30%, se viu a necessidade de ofertar uma ajuda de custo.

“As famílias já estão tendo que suportar um aumento brutal no preço dos alimentos, e não podem ser impedidas de utilizar o gás para cozinhar”, argumenta o autor da proposta, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Para o relator do projeto, deputado Christino Áureo (PP-RJ), é “praticamente impossível às famílias em situação de extrema pobreza ter acesso ao gás de cozinha no valor atualmente comercializado”.

Quem tem direito ao vale gás?

  • famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550);
  • famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.
  • A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.

A integração do programa com o auxílio Brasil será detalhada em breve. A triagem dos beneficiários permanecerá sendo feita com base nos registros do Cadastro Único. Para ter acesso é preciso atualizar os dados e comprovar não ter renda fixa.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.