Como calcular quanto você vai receber de 13° salário em 2021 (total ou proporcional)

O recebimento do 13° salário é direito de todo trabalhador de carteira assinada, servidor público e aposentados do INSS. Seu pagamento foi incluído nas leis trabalhistas em 1962 e, desde então, faz parte dos direitos adquiridos pelos trabalhadores.

publicidade
Como calcular quanto você vai receber de 13° salário em 2021 (total ou proporcional)
Como calcular quanto você vai receber de 13° salário em 2021 (total ou proporcional) (Imagem: montagem/FDR)

O pagamento do 13° salário, ou abono natalino como também é chamado, é referente aos meses de trabalho exercido no ano base. Sendo assim, para saber quanto irá receber basta realizar o cálculo.

A FDR possui uma calculadora do 13° salário para aqueles que querem saber quanto irão receber no abono natalino, mas que não sabem como calcular. Com essa ferramenta é possível saber exatamente quanto a empresa, o órgão público ou INSS irá pagar.

publicidade

Como calcular o 13° salário?

Para saber quanto será recebido no abono natalino basta dividir o salário recebido, incluindo horas extras e gratificações, por 12. Esse número é referente à quantidade de meses do ano. Com o resultado obtido basta multiplica-lo pela quantidade de meses trabalhados.

Segundo a Lei nº 4.090 a partir de 15 dias de trabalho já é considerado um mês para o cálculo. Diante disso, um trabalhador que recebe um salário mínimo R$ 1.100 e exerceu uma atividade por um mês receberá R$ 91,60. Porém, quem trabalhou o ano inteiro receberá um salário integral no 13° salário.

13° salário é direito do trabalhador

É importante saber que o pagamento do abono natalino está previsto no artigo 7º da Constituição Federal e está no rol de cláusulas pétreas. Dessa maneira, não pode ser retirada e nem cumprida.

Diante disso, o seu pagamento deve acontecer, até mesmo, em caso de demissão sem justa causa. O abono natalino deve pode ser pago de duas maneiras, a escolha do empregador: duas parcelas ou parcela única.

Ao ser parcelado, a primeira parcela deve ser paga ao trabalhador até o último dia útil de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. No caso da parcela única o pagamento deve ser efetuado até o dia 30 de novembro.

BEm e o abono natalino

Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, alguns trabalhadores tiveram redução de carga horária e de salário ou a suspensão temporária do contrato. Esses tiveram o salário pago ou completado pelo BEm (Benefício Emergencial). Nesses casos, o pagamento do 13° salário será integral.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.