INSS não responde seu pedido? Saiba qual o prazo e como pedir indenização

Segurados do INSS devem ficar atentos ao prazo para o retorno de seus abonos. Se você entrou com a solicitação de um benefício previdenciário é preciso acompanhar severamente o número do processo para entender se terá um retorno dentro do tempo legal. A justiça determina um período de até 90 dias para a aprovação ou recusa do salário.

INSS não responde seu pedido? Saiba qual o prazo e como pedir indenização (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
INSS não responde seu pedido? Saiba qual o prazo e como pedir indenização (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Diante da pandemia do novo coronavírus, o INSS vem enfrentando dificuldades para manter o tempo de resposta dos seus abonos. A fila de concessão dos benefícios chegou a bater a marca de mais de um milhão de pessoas em espera, de modo que ampliasse o número de solicitações na justiça para ter direito aos salários.

Lista de prazos dos benefícios do INSS em 2021

Objetivando reduzir o número de atrasos na previdência, a justiça determina que cada abono tenha um período máximo para ser analisado. Eles acontecem a partir dos seguintes limites:

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Lista com os prazos de cumprimento de decisões judiciais (considerados a partir da intimação do INSS)

Sendo ultrapassado o prazo acima, o cidadão passa a ter o direito de requerer a resposta na justiça. Nesse caso, o INSS deve conceder o retorno nos seguintes tempos:

Etapas do processo judicial contra o INSS

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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