Ministro da Educação é convocado na Câmara após suspeita de intervenção no Enem

Governo federal é acusado de interver no Enem. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma série de pronunciamentos que preocuparam a comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Segundo o chefe de estado, o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano teria “a cara do governo”. Diante do ocorrido, o ministro Milton Ribeiro foi convocado para prestar explicações.

Ministro da Educação é convocado na Câmara após suspeita de intervenção no Enem (Imagem: FDR)
Ministro da Educação é convocado na Câmara após suspeita de intervenção no Enem (Imagem: FDR)

A prova do Enem está cada vez mais próxima, mas os estudantes parecem que não terão tranquilidade para executar as questões. Segundo Bolsonaro, nesse ano o exame terá a cara do governo, sendo mais exigente e rígido nos tipos de conteúdo. Sua fala repercutiu negativamente, sob a suspeita de intervenção pública na avaliação.

Ministro da educação é convocado

Diante dos pronunciamentos de Bolsonaro, a comissão de Educação da Câmara dos Deputados, convocou o ministro da educação, Milton Ribeiro, para prestar explicações sobre as mudanças na prova.

De acordo com a apuração do jornal O Globo, os deputados querem entender o que motivou a demissão dos servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração do Enem.

Em entrevista ao jornal O Globo, o deputado Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Mista da Educação, afirmou que a fala de Bolsonaro deve ser vista como uma confissão de culpa sobre a atual situação da equipe educacional no período de vestibular.

“A frase do presidente é uma assinatura de culpa, a prova que eles não têm a menor noção. O presidente comprovou o que estamos denunciando há meses, que há interferência política na prova do Enem”, declarou. “Não é papel do Enem ter cara de governo A ou B. A prova é uma política de Estado.”

Líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), alegou que a qualidade do exame está em risco. “Quando Bolsonaro interfere politicamente em uma prova como o Enem, coloca em risco a qualidade do exame e o futuro de nosso país. Nós, da oposição, vamos propor a convocação dele”, disse o deputado.

É válido ressaltar que o Enem está marcado para acontecer nos dois próximos domingos, 21 e 28 de novembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.