6 livros que você precisa ler o quanto antes para evoluir financeiramente

Se você deseja construir uma base financeira sólida não só para você como para a sua descendência, você precisa adquirir o hábito de ler livros sobre dinheiro ou áreas relacionadas. Há muitas obras excelentes para quem está iniciando sua jornada de conhecimento sobre finanças pessoais.

Com os livros podemos aprender com a experiência daqueles que cometeram erros e acertos em suas vidas financeiras para evitarmos cometer os mesmos erros e buscarmos seguir os exemplos que deram certo. 

Então leia este artigo, descubra 6 incríveis livros e aprenda com as obras dos maiores especialistas no assunto!

1. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

Os segredos da mente milionária é um livro excepcional que conta a trajetória de T. Harv Eker e suas descobertas a respeito do quanto a maneira como pensamos pode nos conduzir a uma vida de escassez ou a uma vida de abundância, ou até mesmo, por que não, milionária. 

A história começa contando desde a época das vacas magras e vai até o auge financeiro de Eker, quando então, ele desenvolveu o Seminário Intensivo da Mente Milionária. Através do qual ele ensina os segredos e hábitos que devem ser cultivados para quem deseja progredir financeiramente.

Harv empreendeu vários negócios que fracassaram e não deram lucro. Até que um dia ele decidiu fazer uma análise sobre sua consciência e sobre suas crenças e chegou à conclusão que possuía diversas crenças equivocadas sobre dinheiro.

Os Segredos da Mente Milionária com certeza direciona o leitor a várias atividades práticas com o objetivo de reprogramar a mentalidade financeira. Além disso, o autor ensina vários princípios de riqueza que, se seguidos, conduzirão o leitor ao progresso financeiro.

2. Pai Rico Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

O livro Pai Rico, Pai Pobre, de autoria de Robert Kiyosak, é um dos maiores best sellers sobre finanças e ensina importantes lições sobre dinheiro, o papel da educação financeira e o modo de se pensar sobre dinheiro. Trata-se de leitura obrigatória para todos que queiram progredir financeiramente. 

Um dos maiores ensinamentos de Robert Kiyosaki no livro “Pai Rico, Pai Pobre” é sobre a “corrida dos ratos”. Esse é um conceito criado pelo autor para identificar o estilo de vida autodestrutivo que a maioria dos adultos trabalhadores leva.

A “corrida dos ratos” começa quando as pessoas ganham o primeiro salário e começam a gastar tudo. Depois, seus salários aumentam e elas, então, aumentam seus gastos com produtos e serviços que não geram nenhuma riqueza. 

No final das contas, tudo o que se ganha é gasto de alguma forma. Cada novo real recebido é gasto. Dia após dia, mês após mês. Esse é o padrão mental de quem está na “corrida dos ratos”.

Além disso, Kiyosaki fala da importância da educação financeira e sobre nunca parar de estudar. Ele também explica sobre a importância de começar a investir e a empreender desde cedo, fazendo assim, o dinheiro trabalhar para você. Esta é uma leitura fundamental se você quer mudar a sua vida financeira. 

3. As mulheres e o Dinheiro (Suze Orman)

No livro As mulheres e o dinheiro, a autora, Suze Orman, examina o relacionamento delicado e disfuncional que as mulheres têm com o dinheiro. 

Com sua combinação característica de percepção, solidariedade e profunda identificação, ela fornece às mulheres o conhecimento financeiro e a consciência emocional para superar as barreiras que as impedem de aproveitar melhor o dinheiro que ganham.

Porque é que as mulheres são tão competentes em todas as outras áreas das suas vidas, mas não conseguem ter a mesma competência quando se trata de questões de dinheiro?.

Na parte central do livro encontra-se o Plano Salve-se a Si Mesma, um programa de cinco meses que concede uma segurança financeira autêntica a longo prazo. 

Mas o que está em jogo é bem mais do que o próprio dinheiro: trata-se da consciência que cada mulher tem do que é e do que merece e da razão por que tudo começa com a decisão de se salvar a si mesma.

4. A riqueza da vida simples (Gustavo Cerbasi) 

Neste livro, Gustavo Cerbasi usa toda a experiência adquirida ao longo de 20 anos dedicados à educação financeira para propor um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis.

Você trabalha para viver ou apenas vive para trabalhar? Uma vida rica pressupõe a realização de sonhos. Se você não está alcançando nada do que sonhou, talvez precise rever seu estilo de vida.

Em vez de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, o autor propõe reduzir os custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante para você.

O foco é na redução das ineficiências relacionadas ao padrão de vida. Não se trata de poupar centavos, mas de fazer mudanças estruturais que deixem sua vida financeira menos engessada.

5. Dinheiro é emocional (Tiago Brunet) 

Em Dinheiro é emocional, o autor, Tiago Brunet apresenta como sua experiência como coach e mentor de dezenas de líderes empresariais, políticos e religiosos o levou a entender sobre como o que controla nossas emoções também governa o nosso destino financeiro.

Apesar de concordar que existem vários fatores que influenciam direta e indiretamente a vida financeira, Tiago Brunet mostra que o ponto crucial são as emoções. Elas são o fator determinante do que significa dinheiro para você e de como você o usa.

Para o autor, se dinheiro é emocional, então é necessário primeiro estarmos convictos de que somos saudáveis emocionalmente, para depois progredir financeiramente, ganhando e  administrando recursos.

6. Terapia Financeira (Reinaldo Domingos)

Esse livro de Reinaldo Domingos tem uma leitura super fácil e baseia-se na experiência do autor para apresentar uma metodologia para alcançar a independência financeira, baseada em quatro passos: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. 

Ao longo da leitura é possível perceber como o autor defende a importância do autoconhecimento e de identificar seus sonhos para impulsionar o seu progresso financeiro. Leitura indispensável para todos que não têm a disciplina necessária para guardar dinheiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.